01/08/23 |   Florestas e silvicultura  ILPF

Semana Florestal terá a maior feira dinâmica do mundo da área

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma imersão no setor de base florestal, assim será a 5ª Semana Florestal Brasileira, que acontece de 07 a 11 de agosto na região de Ribeirão Preto (SP). Nos dois primeiros dias de evento, acontecem seminários técnicos. Nos outros três dias, acontece a Expoforest, a maior feira florestal dinâmica do mundo.

A Embrapa, com coordenação de sua Unidade Embrapa Florestas, e participação da Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Gado de Corte e empresas e instituições parceiras, está envolvida em diversas atividades, como organização e palestras no 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura; coordenação de premiação de startups; homenagem a pesquisadores; e presença na área dinâmica da Expoforest, com estande e área demonstrativa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A feira é dinâmica porque acontece em uma área de 200 hectares da empresa Sylvamo, com plantio florestal de eucalipto, onde os expositores fazem demonstrações in loco de operações como colheita, controle de plantas daninhas, uso de drones, entre outras tecnologias, equipamentos e  procedimentos em plantios florestais. Os visitantes passam por uma trilha de quase 5 km entre cerca de 220 estandes e áreas demonstrativas. A expectativa da Malinovski, empresa organizadora do evento, é que a Expoforest receba cerca de 40 mil visitantes em 2023. Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “procuramos desenvolver uma ideia plural em nossa participação nesses eventos. O setor florestal brasileiro é pujante e a pesquisa científica é aliada desta evolução. Mas não trabalhamos sozinhos, e, para isso, as parcerias são importantes no desenvolvimento de soluções e apresentação neste tipo de evento”.

Encontro de Silvicultura

O 5º Encontro Brasileiro de Silvicultura (EBS), dias 7 e 8/08, acontece no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, com coordenação técnica da Embrapa Florestas e Malinovski. O evento terá  discussões sobre silvicultura de florestas cultivadas no Brasil, com palestras e mesas redondas com especialistas e formadores de opinião do mercado florestal brasileiro. Pela Embrapa, participam os pesquisadores Cristiane Reis, com  o tema “Plantações florestais nas novas fronteiras do território brasileiro” e Vanderley Porfírio da Silva, com a palestra “ILPF na década de 2020”. No último bloco, quando os públicos do EBS e do evento paralelo, o 19º Seminário de Colheita Florestal, se junatam para um painel único, o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, modera a discussão “Status atual e perspectivas para o setor florestal brasileiro”. Segundo o pesquisador Edilson Oliveira, coordenador técnico do evento, “esperamos cerca de 500 participantes só no EBS. A silvicultura brasileira é considerada de ponta e preparamos um evento com discussões de altíssimo nível”.

Ao final do evento, acontecem dois momentos especiais. O primeiro, são as homenagens ao pesquisador aposentado da Embrapa Florestas, Paulo Ernani Carvalho, e ao pesquisador e diretor do Instituto Plantarum, Harri Lorenzi, pelos trabalhos de mais de meio século dedicados ao estudo e divulgação de conhecimentos sobre espécies florestais de ocorrência no Brasil. Os dois pesquisadores são responsáveis por séries de livros resultantes de extensa pesquisa bibliográfica, estudos e observações de campo nas ocorrências naturais das espécies. 

O segundo momento será a entrega do 1º Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Florestas Plantadas, realizado pelo Forest Startup Conecta, uma iniciativa Embrapa Florestas, Ministério da Agricultura e Pecuária e Malinovski. Das 27 finalistas, serão premiadas as startups Quanticum, Quiron Digital, Radaz, Peephole, Smart Timber, com cases inovadores na área de florestas plantadas, e uma premiação à Radaz como “Destaque Startup Mulher Florestal”, a ser entregue pela Rede Mulher Florestal.

A Expoforest

Na Expoforest, a Embrapa estará com uma área demonstrativa de um hectare de integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF: sistema silvipastoril com gado, pastagem e eucalipto, simulando manejo florestal para produção de biomassa. Durante a feira, será montado um circuito de atendimento, como um mini dia de campo, para os interessados em conhecer aspectos do sistema de integração. A área apresenta informações de tecnologias da Embrapa, apresentadas pelas Unidades Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste e foi montada com apoio da Rede ILPF; e parceria da Soesp, Nelore Mocho CV, Datamars Speedrite e Tryber. Segundo o pesquisador Vanderley Porfírio da Silva, que coordenou a implantação da área, “nossos visitantes poderão ter ideia, in loco, do funcionamento do sistema, os condicionantes que envolvem cada interação e as oportunidades tanto para produção de madeira quanto de biomassa, sempre dentro da perspectiva de um sistema sustentável”.

Já no estande, serão mostradas diversas tecnologias e pesquisas voltadas ao setor de base florestal: sistemas de produção de eucalipto e pinus, controle de pragas, mudança climática, ILPF, biotecnologia, manejo florestal sustentável, entre outros. A Rede ILPF vai estrear a nova versão de realidade virtual.

O estande também será uma vitrine: parte dele é construído em madeira engenheirada, com tecnologia de alto desempenho termoacústico, em parceria com a startup Lagom e Rede ILPF; e outra parte é construída em madeira de nativas, fruto de manejo florestal sustentável, em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso/Cipem, Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal/FNBF e Casacerta.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638 (telefone e WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoexpoforest2023