01/08/23 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Lançamento de tecnologias marca abertura do Semiárido Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O lançamento de três novas soluções tecnológicas, apresentadas no stand da Embrapa, foi destaque do primeiro dia de realização do Semiárido Show 2023, nesta terça-feira 1º, em Petrolina (PE). O feijão comum BRS FS307 está à disposição dos visitantes para degustação no stand da Embrapa Tabuleiros Costeiros. “Ele mostra boa adaptação para as condições da região Nordeste, além de ser rústico. Com aplicação das tecnologias, é possível obter produção de até 4 toneladas por hectare”, destacou o pesquisador Luís Faria, da Embrapa Arroz e Feijão, Unidade parceira no desenvolvimento da cultivar
 
O híbrido de milho XB 3042 VTPRO2 é outra novidade apresentada na edição de 2023 da feira. Segundo a pesquisadora Sara Rios, da Embrapa Milho e Sorgo, a cultivar, de ciclo precoce e que mostra boa adaptação às diferentes regiões brasileiras, tem características que facilitam o manejo para os produtores rurais. “Ela tem alta resistência ao acamamento e estabilidade de produção, que garante sua recomendação tanto para produção de grãos como para silagem”, frisou ela.
 
Já os criadores de caprinos puderam conhecer, pela primeira vez, a Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx), que será demonstrada novamente em palestra no dia 3 e oficina de campo no dia 4, durante a programação do Semiárido Show, ambas conduzidas pelo pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos. Na abertura, a tecnologia foi apresentada por Alexandre Monteiro, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, que ressaltou os benefícios da Técnica, com potencial para aumentar em até 15% a taxa de gestação média dos animais inseminados.
 
Selma Beltrão destacou boas perspectivas que soluções tecnológicas trazem para desenvolvimento regional (foto: Saulo Coelho)
 
Segundo Selma Beltrão, diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, que participou da abertura, as soluções tecnológicas e conhecimentos apresentados não somente pela Embrapa, mas por outras instituições presentes no Semiárido Show, trazem boas perspectivas para o desenvolvimento agropecuário regional e o fortalecimento da capacidade produtiva da agricultura familiar. “São novas oportunidades de uso sustentável dos recursos naturais, água, solo e biodiversidade, para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais”, afirmou ela.
 
Os visitantes do Semiárido Show podem conhecer benefícios e impactos dessas e outras tecnologias no stand institucional da Embrapa, além de terem acesso livre a oficinas de campo, palestras, seminários, espaços gastronômicos, apresentações culturais e outros eventos que integram a programação, que acontece até sexta-feira (4) e pode ser conferida clicando aqui.
 
Políticas públicas para agricultura familiar
 
A solenidade de abertura do Semiárido Show contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da diretora Selma Beltrão. Ambos ressaltaram a importância da integração de políticas públicas para agricultores familiares, um dos principais públicos do Semiárido Show.
 
Paulo Teixeira citou o incremento às políticas de compras públicas de alimentos, a criação do Plano Safra da Agricultura Familiar (com juros diferenciados para este público) e o incentivo à assistência técnica e extensão rural como prioridades do governo federal. Segundo ele, a Embrapa deve dialogar de forma contínua com este público. “Espero que a empresa traga aqui, cada dia mais, agricultores familiares para que continuem a fazer uma agricultura potente”, afirmou o ministro.
 
Ministro Paulo Teixeira enfatizou as políticas públicas voltadas para agricultura familiar (foto: Saulo Coelho)
 
Selma Beltrão acrescentou que a agricultura familiar se constitui como uma das principais atividades produtivas em áreas dependentes de chuva no Semiárido brasileiro. “O potencial da agricultura familiar vem recebendo, do governo federal, apoio necessário para a produção de alimentos essenciais e saudáveis para a segurança alimentar e o combate à fome”. 
 
Nesta edição, a feira é realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Dom Helder Câmara.
 
Confira mais fotos do evento clicando aqui
 

Área de campo para demonstração de tecnologias do Semiárido Show (foto: Saulo Coelho) 

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/