07/08/23 |

Ministério da Indústria e Embrapa debatem transição energética e bioeconomia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Ana Euler e Rodrigo Rolemberg na reunião dos gestores da Amazônia

Ana Euler e Rodrigo Rolemberg na reunião dos gestores da Amazônia

O secretário Rodrigo Rollemberg, do Ministério do Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Exterior (MDIC), que está à frente da área de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, participou da reunião dos gestores das unidades da Embrapa na Amazônia Legal, no dia 3, em Belém. Ele vislumbra dois grandes temas com potencial de interação da pasta com a Embrapa: transição energética e bioeconomia. 

Na área de transição energética, segundo Rollemberg, o governo federal pretende avançar no estabelecimento de um mercado regulado de carbono e a Embrapa pode contribuir. “O Brasil precisa desenvolver capacidades de certificação das emissões de carbono reconhecidas internacionalmente e a Embrapa pode liderar esse processo juntamente com demais parceiros”, disse.  

Na área de bioeconomia, o secretário enfatizou que o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado em Manaus, tem grande possibilidade de alinhar agendas e parcerias com a Embrapa. Segundo ele, a instituição foi reformulada por um novo decreto presidencial e contará com autonomia para captação de recursos tanto da iniciativa privada quanto do setor público.

O 1° Encontro de gestores das Unidades da Embrapa na Amazônia Legal ocorreu nos dias 3 e 4 de agosto, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, e contou com a presença da diretora de Negócios, Ana Euler, na oportunidade representando toda Diretoria-Executiva, e dos gestores de nove unidades localizadas na Amazônia Legal: Acre, Agrossilvipastoril, Amapá, Amazônia Ocidental, Amazônia Oriental, Cocais, Pesca e Aquicultura, Rondônia e Roraima.

Para Ana Euler, diretora de Negócios da Embrapa, a presença do secretário no evento aponta o quanto a Embrapa é importante para o desenvolvimento de políticas públicas e tem condições que contribuir com o governo. “A presença do secretário Rodrigo Rollemberg demonstrou a capacidade da Embrapa em apresentar respostas e encaminhamentos claros que isso está na nossa agenda atual e de visão de futuro, muito alinhada a política de governo e do setor produtivo”, disse Ana Euler, referindo-se as demandas apontadas pelo secretário na ocasião sobre bioeconomia e economia verde na Amazônia.

Para o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos, a presença do secretário no encontro marca um momento histórico de aproximação do ministério com as unidades Embrapa na Amazônia, e irá gerar ações concretas, por parte do governo, a partir do portfólio de inovações e tecnologias existentes nas diferentes unidades da Embrapa na Amazônia. “Acreditamos que o secretário Rollemberg e sua equipe serão parceiros estratégicos nessa revolução tecnológica e sócio-inclusiva para nossa região”, afirmou ele.

 

Vinicius Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: 3204 1192

Kátia Pimenta (MTb 12.67/Pa)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: 3204 1191

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

bioeconomiacupula-da-amazoniasecretariogestoresreuniaoencontro