09/08/23 |   Agricultura familiar

Embrapa Solos foi destaque no Semiárido Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sincronia Filmes

Sincronia Filmes -

No período de 1º a 04 de agosto de 2023 aconteceu a 10ª Edição do Semiárido Show, um dos maiores eventos da agropecuária do país, cujo tema foi Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”. Um evento realizado a cada dois anos, desde 2006, e que tem como objetivo apresentar alternativas tecnológicas e estratégias de convivência produtiva com o Semiárido, direcionadas para a agricultura familiar.

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), que participou de todas as edições do evento até hoje, estava representada pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife) e muitas atividades foram desenvolvidas. Dentre as tecnologias apresentadas, merecem destaque os mapas do Zoneamento de Áreas Potenciais para Construção de Barragens Subterrâneas no Semiárido de Alagoas (ZonBarragem-AL) e de Água Disponível nos Solos do Brasil. Foi exibido vídeo-documentário sobre barragem subterrânea, além da disponibilização de publicações sobre solos, zoneamentos e barragem subterrânea.

A Vitrine tecnológica da Embrapa Solos contou com dois espaços bastante concorridos para expor e discutir temas relacionados aos solos. O primeiro foi o Conhecendo o Solo que Você Planta, constituído por uma trincheira aberta até a rocha de um solo (Argissolo Amarelo plintossólico) de ocorrência no Semiárido nordestino, para apresentação e discussão sobre suas características e aptidões para cultivos. O segundo espaço, denominado de Solos da Caatinga constituído pela exposição Principais Solos da Caatinga, com a descrição sobre os ambientes e solos; e a Feira de Solos, dedicada à exposição das ferramentas de pedologia utilizadas nos levantamentos, identificação e caracterização de solos no campo, bem como de micromonolitos de diferentes classes de solo, manuais, fichas, entre outros. Um espaço também foi disponibilizado para o Cafezinho com a Embrapa Solos, um espaço de troca de saberes e sabores entre os expositores e o público. Todos os espaços foram visitados por diversas caravanas de agricultores, estudantes de universidades e institutos federais e de ensino médio e fundamental. Os professores aproveitaram o espaço para juntamente com os pesquisadores expositores ministrarem aulas sobre solo e sua importância.

A Vitrine também recebeu visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, dos diretores da Embrapa, Selma Beltrão e Clênio Pillon, de vários chefes de unidades da Embrapa, políticos, representantes de associações de agricultores, cooperativas e organizações não governamentais.


Na construção do conhecimento
A Embrapa Solos teve participação efetiva em eventos promovidos pela Feira. No dia 01/08, foi ministrada a palestra Potencialidades e Limitações dos Solos da Caatinga, pelos pesquisadores Maria Sonia Lopes da Silva e Manoel Batista de Oliveira Neto, com a presença de agricultores, técnicos, estudantes, professores e pesquisadores. “Foi uma excelente oportunidade de troca de saberes sobre as características, potencialidades e limitações dos solos do Bioma Caatinga”, afirmou Maria Sonia.

No dia 02/08, foi realizada a concorrida Oficina Pintando com Tinta de Solo, um evento sempre muito aguardado e que teve a participação de alunos do Distrito de Nova Descoberta, município de Lagoa Grande, PE. Desta vez, a Embrapa Solos escolheu a realização da atividade em uma cisterna rural. Devido ao sucesso, houve também a participação do público em geral e, ao final, todos deixaram seu desenho e assinatura, numa espécie de “cisterna da fama”. A oficina sobre tintas de solo foi ministrada pelos pesquisadores Maria Sonia e Manoel Neto, com a colaboração do assistente João Cordeiro e do estudante, do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, Eduardo Nunes. “Esta atividade de pintar com tinta do solo constitui estratégia criativa de sensibilização das pessoas, crianças e adultos, sobre a importância do solo e seus diferentes usos”, afirmou Liduína Alencar, da Secretaria de Agricultura de Alagoas, que também deixou seu registro na cisterna da fama.

Já no dia 04, a pesquisadora Maria Sonia participou do Seminário Tecnologias para segurança hídrica no Semiárido, proferindo palestra sobre barragem subterrânea, com debates sobre tipos, modelos, parâmetros socioambientais para seleção de local, etapas de construção, e manejo de solo, água e cultivos. O seminário contou ainda com a participação de Luiz Guilherme da Embrapa Cocais, que falou sobre Sisteminha Embrapa/UFU/FAPEMIG; Roseli Melo, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), sobre reuso de águas cinzas para uso agrícola e André Rocha do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), dialogando sobre experiências com tecnologias para a segurança hídrica no Semiárido e demandas. “Foi mais uma oportunidade da Embrapa interagir com os diferentes públicos da Feira, partilhando conhecimentos de forma horizontal através de atividades técnico-cientifica e lúdicas ministradas sobre solos e uso da água de chuva”, afirma Paula Tereza, coordenadora do seminário.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

semiarido