10/08/23 |   Comunicação

Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado participa de documentário que será apresentado no Festival de Cinema de Gramado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - A pesquisadora Rosa Lía Barbieri foi uma das 35 entrevistadas para o documentário.

A pesquisadora Rosa Lía Barbieri foi uma das 35 entrevistadas para o documentário.

O livro "Vida no Butiazal" foi usado como referência nos estudos prévios para o documentário “Sobreviventes do Pampa”, que estreia no 51º Festival de Cinema de Gramado, no dia 17 de agosto, às 14h. A editora-técnica da publicação, Rosa Lía Barbieri, foi uma das 35 pessoas entrevistadas na produção. 

O longa, dirigido por Rogério Rodrigues, apresenta o bioma Pampa através do olhar de diferentes personalidades que habitam e estudam esse território. As gravações com a pesquisadora foram realizadas em abril de 2021, no butiazal da Fazenda São Miguel, em Tapes (RS), onde a equipe do projeto Rota dos Butiazais desenvolve atividades de pesquisa. 

“Na entrevista, foram apresentadas as atividades de pesquisa com a conservação e o uso sustentável dos butiazais no bioma Pampa, resultado da atuação da equipe da Embrapa em parceria com várias instituições e atores sociais muito diversos”, conta Rosa Lía.

O documentário concorre na Mostra Competitiva de Longas-metragens Gaúchos. As captações foram realizadas em 13 municípios do Rio Grande do Sul situados no bioma Pampa: Alegrete, Bagé, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes e Uruguaiana.

Clique aqui e confira o trailer!

Bárbara Vencato (sob orientação de Francisco Lima - 13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens