10/08/23 |   Transferência de Tecnologia

Caravana Leite Seguro realiza evento Caminhos do Leite e palestra para produtores no Paraná

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - A atividade foi dividida em três estações: Fazenda, Indústria e Consumidor

A atividade foi dividida em três estações: Fazenda, Indústria e Consumidor

A Caravana Leite Seguro 2023 esteve no Paraná para apresentar os Caminhos do Leite, durante os dias 1, 2 e 3 de agosto, no Polo de Pesquisa e Inovação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, em Pato Branco (PR). Também realizou palestra sobre prevenção da mastite e uso prudente de antibióticos no município de Coronel Vivida (PR).

 

Caminhos do Leite em Pato Branco

Durante o circuito Caminhos do Leite, aproximadamente mil crianças, separadas em grupos e acompanhadas pelos professores, visitaram três estações sobre a cadeia produtiva do leite. Ao final do percurso, as turmas participaram de jogo com perguntas e respostas.

O Caminhos do Leite foi elaborado para que os participantes pudessem transitar, interagir e aprender sobre as etapas da cadeia produtiva. A proposta tem início na fazenda, passando pela indústria, mercado, até chegar à casa do consumidor.

O Caminhos do Leite busca informar, de forma lúdica e educativa, sobre como funciona a produção leiteira, seus processos e segurança envolvidos, até chegar ao consumidor. Além de evidenciar os benefícios do leite e derivados para a saúde humana.

A realização da Caravana Leite Seguro no Paraná contou com o apoio do IDR do Paraná - Polo de Pesquisa e Inovação de Pato Branco, Prefeitura Municipal de Pato Branco e Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Paraná (UMIPTT/PR).

O Programa Leite Seguro é um projeto do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul e da Embrapa Clima Temperado (RS), com parcerias de laticínios da Região Sul, que visa executar ações direcionadas aos produtores, técnicos rurais e consumidores de leite e lácteos.

 

Dinâmica do Circuito

A Estação Fazenda, primeira etapa, apresentou os principais cuidados com o rebanho leiteiro. Como as vacas devem ser tratadas, alimentação ideal, manejo de ordenha e armazenamento adequado do leite na propriedade rural.

A Estação Indústria abordou a chegada do leite aos laticínios. As crianças puderam compreender desde os testes realizados na chegada do caminhão-tanque à plataforma da indústria até o processamento do leite e derivados lácteos de forma segura.

A Estação Consumidor apresentou as propriedades nutricionais do leite e derivados lácteos, informando sobre os benefícios de cada um para a saúde humana em todas as fases da vida.

Por último, o jogo Caminhos do Leite, um quiz, instigou o aprendizado dos pequenos. As cartas com perguntas eram separadas por cores, que correspondiam a cada uma das estações mencionadas anteriormente. Foram eleitos três jogadores por grupo, os quais jogavam um dado colorido que indicava a cor da pergunta que seria feita. O participante que acertasse a resposta avançava no percurso, que levava, em média, 20 minutos para ser concluído.

 

Palestra para produtores em Coronel Vivida

Na tarde do dia 3 de agosto, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Maira Zanela e o analista da Embrapa Gado de Leite Rogério Dereti palestraram para cerca de 50 pessoas, no auditório do Sindicato Rural de Coronel Vivida.

Controle da mastite e uso prudente de antibióticos em bovinos de leite foram as temáticas abordadas pelos profissionais. Os assuntos atenderam às demandas solicitadas pelos produtores e técnicos rurais da região.

O Programa Leite Seguro atua no acompanhamento de propriedades rurais no município, em parceria com a HE Laticínios.

Nágila Rodrigues (jornalista, Programa Leite Seguro)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32758113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

caminhos-do-leitecaravana-leite-seguro-2023