10/08/23 |

Portfólio de tecnologias e nova cultivar de mandioca são temas apresentados na VII Feira de Agronegócios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nova variedade de mandioca para o Amazonas será tema de palestra na programação técnica da VII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, em Manaus (AM). Na sexta-feira (11/8), das 15h às 16h, na sala 613 da Universidade, haverá a palestra “Cultivo de mandioca BRS Jacundá”, ministrada pelo pesquisador João Ferdinando Barreto, da Embrapa Amazônia Ocidental, que vai abordar sobre as características e vantagens da nova variedade de mandioca, indicada para produção de farinha.

A cultivar de mandioca BRS Jacundá será lançada pela Embrapa nos próximos meses e se destaca pela alta produtividade, alto teor de amido, é indicada para cultivo em terra firme no Amazonas e adequada para produção de farinha amarela. O pesquisador Ferdinando Barreto informa que a média de raiz obtida em avaliação de mais de 10 anos em diversos municípios no Amazonas mostrou produtividades em torno de 30,71 toneladas de raízes comerciais, com teor de amido em 26,61%. “São características consideradas muito boas para a produção de farinha, e um diferencial é a polpa amarela, que favorece a preferência no mercado”, destaca Barreto. Mais informações sobre a cultivar de mandioca BRS Jacundá podem ser obtidas no Comunicado Técnico 159 disponível neste link

A apresentação das informações sobre a BRS Jacundá será feita em palestra no evento, que é considerado um dos mais importantes do setor primário amazonense.  A participação da Embrapa na VII Feira de Agronegócios incluiu, além desta apresentação sobre a cultivar de mandioca BRS Jacundá, também a apresentação do “Portfólio de Tecnologias da Embrapa Amazônia Ocidental”, pela técnica Mirilete Santos, supervisora do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), em palestra na manhã de quarta-feira (9/8).

O público, formado em maioria por agricultores, além de estudantes, recebeu informações sobre as áreas de atuação da Embrapa no Amazonas e principais tecnologias disponíveis para o setor primário, geradas a partir dos resultados de pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental. Foram abordados exemplos de como  tecnologias nas cadeias de piscicultura, cultivo de banana, mandioca, açaí, pecuária e outras, podem contribuir para melhoria e aumento da produção agrícola no Amazonas. O público também recebeu orientação sobre como acessar serviços prestados pela Embrapa, como a análise de solo ou como obter informações técnicas por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A programação da VII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins conta também com exposição de produtos e animais, estandes institucionais, provas hípicas, shows musicais e praças de alimentação. O evento iniciou dia 9 e vai até 13/08, no campus da Universidade Nilton Lins, situada no bairro de Flores, em Manaus (AM). 

Síglia Souza
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiamandiocacursos-e-eventos