16/08/23 |   Florestas e silvicultura  ILPF

Expoforest celebra a importância do setor florestal brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

“Bom dia, mundo florestal!” Com esta saudação, Ricardo Malinovski, CEO do Grupo Malinovski, deu a largada para os três dias da maior feira dinâmica florestal do mundo, a Expoforest, em sua 5ª edição. A Feira, realizada em uma área de 200 hectares de plantio de eucalipto da empresa Sylvamo, contou com uma trilha de quase 5 km, com 235 estandes e áreas dinâmicas. E o “mundo florestal” esteve presente mesmo: participaram da feira cerca de 36 mil visitantes, de todos os estados da Federação e de 42 países. 

“Celebramos a pujança e a tecnologia do setor florestal brasileiro. Somos líderes em produtividade, são 10 milhões de hectares de florestas plantadas e estamos aqui para comemorar”, disse Ricardo Malinovski. Para Tatiana Kalman, vice-presidente sênior e gerente geral para a América Latina da Sylvamo, sediar um evento deste porte permite a conexão de empresas. “É uma grande honra para nós estarmos juntos a este evento de silvicultura no Brasil, um segmento extremamente importante, uma referência para o mundo. Nós temos tecnologia, temos inovação e aqui conseguimos conectar as empresas e fazer a diferença”, afirmou Kalman.

Para Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, o evento é um espaço para estabelecer e fortalecer relações entre a pesquisa e o setor florestal. “A Embrapa é uma rede brasileira com 43 centros de pesquisa em agricultura, pecuária e florestas. Nos integramos ao setor florestal de diferentes maneiras. Ao longo do tempo, temos percebido que a Expoforest e a Semana Florestal Brasileira são um dos principais canais de transferência de inovação e de ligação com o mundo”, disse Schaitza.

A participação da Embrapa na Expoforest contou com estande e uma área demonstrativa de um hectare de integração lavoura-pecuária-floresta – ILPF. Neste local, buscou-se mostrar o sistema silvipastoril com gado, pastagem e eucalipto, com manejo florestal para produção de biomassa. A área apresentou informações de tecnologias da Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste e foi montada com apoio da Rede ILPF; e parceria da Soesp, Ouro Fino Genética Animal, Datamars Speedrite e Tryber. 

O estande da Embrapa também foi uma vitrine: parte construído em madeira engenheirada, com tecnologia de alto desempenho termoacústico, em parceria com a startup Lagom e Rede ILPF; e parte construído em madeira de nativas, fruto de manejo florestal sustentável, em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso/Cipem, Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal/FNBF e Casacerta. Dentro do estande foram mostradas diversas tecnologias e pesquisas voltadas ao setor de base florestal: sistemas de produção de eucalipto e pinus, controle de pragas, mudança climática, ILPF, biotecnologia, manejo florestal sustentável, entre outros. 

 

Manuela Bergamim (MTb 1951/ES)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638 (telefone e WhatsApp)

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638 (telefone e WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expoforest2023