16/08/23 |   Florestas e silvicultura  ILPF

Parcerias contribuem para levar soluções inovadoras durante Expoforest

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katia Pichelli

Katia Pichelli -

Pesquisas e tecnologias relacionadas aos sistemas integrados de produção foram apresentadas aos visitantes da Expoforest 2023, em Guatapará (SP), de 09 a 11 de agosto. Estudos desenvolvidos pela Embrapa mostram que a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta promove uma agropecuária mais eficiente, economicamente viável, com bem-estar animal, mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e conservação do meio ambiente.

Para apresentar um pouco sobre as possibilidades desses modelos de produção, três Unidades da Embrapa (Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste), a convite da Malinovski, organizadora do evento, montaram uma área demonstrativa com um hectare de ILPF. O trabalho contou com diversos parceiros públicos e privados, além da Associação Rede ILPF.

Para a diretora executiva da Rede, Isabel Ferreira, a ideia é não só ampliar os hectares de sistemas integrados, mas aumentar os modelos no país com o componente florestal. Segundo ela, dos mais de 17 milhões de hectares de integração, menos de 10% integram árvores. “A Expoforest foi uma oportunidade para tentar reduzir as barreiras e os mitos existentes em relação ao componente florestal para ampliar a inclusão do ‘F’ nesses sistemas”, destacou Isabel.

A Sementes SOESP, integrante da Rede desde 2018, contribuiu com o plantio de diferentes capins em quatro áreas da feira. O diretor executivo da empresa, Itamar de Oliveira Junior, ressaltou a importância de cuidar do solo, que é o bem maior dos produtores.  Oliveira ainda falou do potencial de aumento da produtividade com a ILPF. “A produtividade é multiplicada por três, além de ser sustentável. Coloca Carbono no solo, conserva o meio ambiente e, ainda, gera renda maior para os produtores”, afirmou.

Ítalo Gentil, gerente de áreas da Datamars, conta que a empresa preocupa-se em ajudar os produtores por meio de soluções simples, integradas e conectadas. A cerca elétrica móvel é uma dessas tecnologias, e foi apresentada durante a feira para melhorar a infraestrutura dos sistemas integrados. De acordo com Gentil, “a cerca possibilita praticidade na instalação, mobilidade e custo baixo ao pecuarista que pensa em introduzir a integração na fazenda”.

Cochos de alimentação e bebedouros portáteis para dar mais praticidade no manejo das áreas com animais de propriedades que adotam sistemas integrados. Essa foi a estratégia da Tryber Tecnologia, parceira da Embrapa na Expoforest. De acordo com Fernando Custódio, a empresa desenvolve equipamentos que melhoram o manejo dos animais. Os produtos tornam a alimentação mais eficiente, diminuindo o custo com mão de obra e pensado para facilitar o deslocamento entre piquetes.

Para Gustavo Ribeiro, diretor de pecuária da Ouro Fino Genética Animal, que colaborou com a presença de bovinos da raça Nelore na área, "um dos elementos importantes para o sucesso da pecuária é a genética animal. Isso, aliado a sistemas sustentáveis de produção, garantem uma pecuária com cada vez mais qualidade e que atende a um mercado consumidor cada vez mais exigente".

Segundo Carlos Henrique de Paula e Silva, diretor técnico da CATI Regional Ribeirão Preto, "no trabalho de extensão, levamos aos produtores as melhores práticas para suas propriedades, e a ILPF hoje é uma das tecnologias sustentáveis que temos incentivado". Para o engenheiro agrônomo, Julio Takaki, da prefeitura de Guatapará e que atua junto a CATI, “estimular a adoção da ILPF entre os produtores da região é essencial para melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade e a renda, além de elevar a biodiversidade local”.

Durante toda a feira, pesquisadores e especialistas da Embrapa participaram com palestras e dinâmicas sobre sistemas de integração, focados, principalmente, na redução de emissão de GEE e sequestro de Carbono pelas árvores e pelo solo, tanto na pecuária leiteira, como na pecuária de corte.

A Embrapa tem soluções que possibilitam uma agropecuária com mais tecnologias, eficiência, sustentabilidade e responsabilidade com os consumidores.

 

Gisele Rosso (MTb 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638 - telefone e WhatsApp

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expoforest2023