17/08/23 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Alimentos.com Ciência de agosto aborda Avaliação de Ciclo de Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes - Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Maria Cléa Brito de Figueirêdo apresenta características da ACV

Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Maria Cléa Brito de Figueirêdo apresenta características da ACV

O Alimentos.com Ciência de agosto, evento promovido pela Embrapa Alimentos e Territórios, abordou a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos, processos e serviços. A palestra virtual realizada em 16 de agosto de 2023 pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Maria Cléa Brito de Figueirêdo apresentou as características dessa ferramenta, que considera todos os elos da cadeia produtiva, desde a produção, passando pela distribuição, consumo e descarte, com foco na sustentabilidade.

Ela lembrou que a preocupação com o meio ambiente integra vários elos de um sistema produtivo. Isso tem despertado a busca por novos modelos para a produção de alimentos com o uso de maior diversidade de matérias-primas e que gerem menos impacto ambiental nas cadeias produtivas.

A ferramenta permite estudos prospectivos sendo um instrumento muito importante para a formulação de políticas públicas, com a avaliação de possíveis impactos ambientais, por exemplo. Baseada nas normas ISO, a ACV compreende três etapas de planejamento: definição do objeto e escopo; análise de inventário; e análise de impacto.

“Trata-se de uma ferramenta bastante flexível”, afirmou a palestrante. O objeto pode ser um produto, processo, serviço ou empresa. No escopo é importante definir quais indicadores e elos da cadeia se deseja avaliar. Também é fundamental estabelecer quais as perguntas que se almeja responder com o estudo. “A ACV permite fazer uma avaliação comparativa para se tomar decisões”, esclareceu.

Três estudos de caso foram apresentados por Figueirêdo durante a explanação. Um deles refere-se à avaliação de dois processos para extração de amido do caroço de manga conduzidos pela Embrapa Agroindústria Tropical. O segundo teve como foco a produção de alimentos e uso de resíduos agrícolas para biogás na região de North Aube, França.

Outro caso foi um estudo realizado sobre cadeias curtas e longas de distribuição de alimentos em seis países da União Europeia, que identificou 428 rotas, do portão da fazenda ao consumo. O objetivo foi identificar qual rota gerava menos impacto ambiental na distribuição dos alimentos aos consumidores.

Assista à palestra no canal da Embrapa no YouTube.

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

livealimentoscom-cienciapalestraacvavaliacao-de-ciclo-de-vida