21/08/23 |

RN: sessão solene lembra 50 anos da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: ALRN

ALRN -

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Sessão Solene, na tarde desta segunda-feira (21), em alusão aos 50 anos da Embrapa. Na ocasião, foram homenageados, além da empresa, nove parceiros que atuam com a Embrapa no Estado. O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), autor do requerimento, destacou os impactos de cinco unidades descentralizadas da empresa que desenvolvem trabalhos no Rio Grande do Norte: Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Embrapa Semiárido e Embrapa Algodão. 

Gustavo Saavedra Pinto, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, lembrou da contribuição da empresa para o agro brasileiro. "Em 1973, o Brasil tinha um grande desafio, nós produzíamos apenas 50% de toda comida que nossa população precisava. Nós precisávamos importar arroz, feijão, carne, leite, praticamente tudo". Ele afirmou que a estratégia de fundar a Embrapa, com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, junto com universidades e empresas estaduais de pesquisa, modificou o cenário agrícola."Produzimos oito vezes a quantidade de alimento que o Brasil precisa. Isso nos permitiu ser um grande player agrícola. Em muitos casos, somos os maiores produtores e exportadores. O que nos torna diferente não é sermos o maior produtor de ciência, e sim que nossa ciência chega ao produtor. É uma grande estratégia de transferência de tecnologia", explicou.

O deputado estadual Neílton Diógenes e o deputado federal João Maia também falaram sobre os resultados da Embrapa ao longo dos anos no Brasil.  "Se tem uma experiência no Brasil que completou 50 anos, deu certo e tem respeito, é a Embrapa", disse João Maia.

 

Homenageados
1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

2. Universidade Federal do Semi Árido - UFERSA
Instituição pública federal de ensino superior sediada em Mossoró, RN.

3. Instituto Riachuelo
Organização social que realiza ações para fortalecer as cadeias produtivas do setor têxtil do Nordeste por meio da confecção nacional. Idealizadores do projeto de fomento à cotonicultura Agro-Sertão.

4. Agrícola Famosa
Empresa agrícola voltada para produção e exportação de produtos da fruticultura tropical. Realiza junto à Embrapa Semiárido um projeto de manejo integrado de pragas do meloeiro.

5. Caliman Agrícola S/A
Empresa especializada na produção e comercialização do mamão Papaya.

6. Severiano Régis de Melo Neto - in memoriam
Severiano foi pioneiro da cajucultura no município de Severiano de Melo e percebeu nas tecnologias da Embrapa a possibilidade de fazer a cajucultura a principal cadeia produtiva e econômica de sua cidade, por meio do cultivo dos clones de cajueiro-anão.

7. Gustavo Furtado Câmara
Empreendedor familiar - Sabores da Vivenda: empresa focada na fabricação de doces e geleias com frutos nacionais

8. Izaias Rodrigues Cândido
Produtor rural do sítio Arisco, em Mossoró (RN). Na propriedade de 10 hectares, com apoio da família, atualmente ele produz culturas de sequeiro como algodão, milho, feijão, gergelim, sorgo e batata doce, em sistema orgânico, com certificação participativa. Também tem um pequeno rebanho de bovinos e suínos.

9. Aurino Alves Simplício
Pesquisador potiguar que, em sua trajetória profissional, atuou na Embrapa e na Emparn

10. Django Jesus Dantas
Produtor rural

Verônica Freire (01125JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: 85-33917116

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens