23/08/23 |

Reunião de Pesquisa de Soja reúne 500 representantes da cadeia produtiva da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Nonaka

Claudio Nonaka - Abertura da RPS reúne cerca de 500 profissionais da cadeia da soja

Abertura da RPS reúne cerca de 500 profissionais da cadeia da soja

Aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da soja - técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos - participam da abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, neste dia 23 de agosto, no buffet Planalto, em Londrina (PR). Na abertura, Fernando Henning, presidente do evento, afirmou que a Reunião de Pesquisa de Soja é o principal fórum da sojicultora nacional e que os debates serão conduzidos por palestrantes em temas estratégicos, envolvendo os desafios da sojicultora, aspectos da pós-colheita, as principais inovações científicas e de mercado. 

“Queremos aproximar todo esse público, promover debates, trocas de ideias e facilitar o acesso a informações, tecnologias, produtos e processos que promovam o uso sustentável das inovações em prol da produção de soja, enfatizou Fernando Henning. 

O professor Roberto Rodrigues, na palestra intitulada "Cenário Atual e Futuro da Cadeia de Produção de Soja", explicou que, para manter a liderança mundial, o Brasil precisará construir uma estratégia pautada em diferentes abordagens. Um dos requisitos destacado é o investimento em tecnologia: “um processo de evolução permanente e que precisa ser privilegiado sempre”, diz.

Além disso, Rodrigues ressaltou a necessidade de direcionar esforços para uma visão comercial de longo prazo, o que implica em acordo comerciais que abram o mercado brasileiro. Outros pontos considerados foram o planejamento da logística, assim como a organização da produção rural, cujo ponto de partida seja a renda. “Esse pacote de requisitos precisa ter como pano de fundo a sustentabilidade em todo processo produtivo”, defendeu.

 

Homenagens

Na solenidade de abertura da RPS, a Embrapa Soja concedeu a “Medalha Embrapa Soja” à Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em homenagem aos 60 anos da cooperativa, e também para o Projeto Grãos Sustentáveis, liderado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), pela promoção de ações sustentáveis no Paraná.

Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja,  entregou a medalha a Leandro Cesar Teixeira, superintende da Cocamar, para celebrar a histórica parceria entre as instituições no desenvolvimento de pesquisas e de transferência de tecnologias que auxiliam na melhoria das ações no campo. “Nosso trabalho conjunto vem contribuindo significativamente para o aumento de produtividade e de renda do produtor”, destaca Nepomuceno.

Nepomuceno entregou também a medalha a Natalino Avance de Souza, presidente do IDR-Paraná, pelos resultados obtidos com o Projeto Grãos Sustentáveis, que promove a adoção de boas práticas agrícolas no Estado. De acordo com Nepomuceno, o Manejo Integrado de Insetos (MIP-Soja) é um exemplo de tecnologia adotada no Paraná e que vem mudando às práticas agrícolas ao permitir a redução em 50% no uso de inseticidas “Esse resultado é fruto do esforço conjunto da pesquisa e da assistência técnica para auxiliar na tomada de decisão do produtor, com foco no aumento da lucratividade com sustentabilidade”, ressalta Nepomuceno.

 

Sobre a Cocamar

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, fundada em 27 de março de 1963, em Maringá (PR), contava inicialmente com um grupo de 46 produtores de café. Atualmente, a Cocamar conta com cerca de 113 unidades operacionais espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. São, aproximadamente, 20 mil famílias de cooperados que atuam com a produção de soja e milho, principalmente, além de trigo, café, laranja e pecuária.

 

Projeto Grãos Sustentáveis

O Projeto Grãos Sustentáveis foi estruturado em 1998, pela então Emater-Paraná. Em 2013, as atividades do projeto se intensificaram, envolvendo a instalação se unidades de referência tecnológica junto a agricultores do Paraná. Atualmente, o Projeto Grãos é liderado pelo IDR-PR, cuja missão é prestar serviço de pesquisa, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma ágil e eficiente.

 

Medalha Embrapa Soja

Instituída em 2016, a “medalha Embrapa Soja”, consiste em um reconhecimento público à destacada contribuição de profissionais e organizações ao desenvolvimento das cadeias produtivas da soja e do trigo.

 
Reunião de Pesquisa de Soja
Data: 23 e 24 de agosto
Local: Buffet Planalto, Londrina -PR
www.reuniaodesoja.com.br

Lebna Landgraf (MTb 2903 – PR) 
(43) 3371-6061 (whatsapp) - soja.imprensa@embrapa.br

Lebna Landgraf (MTb 2903 -PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/