25/08/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Maria do Carmo Bassols Raseira recebe prêmio Ernesto Paterniani, distinção a melhoristas destacados no País

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação do evento

Divulgação do evento - Pesquisadora recebe distinção por membros da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.

Pesquisadora recebe distinção por membros da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.

 

A pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira recebeu, neste dia 21 de agosto, o prêmio Ernesto Paterniani, uma das maiores honrarias do Brasil, concedida a profissionais que trabalham com Melhoramento de Plantas. O prêmio foi entregue durante a realização do 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBPM) - Genética Quantitativa na Nova Era do Melhoramento de Plantas, em Caxambu/MG. O prêmio, instituído em 2009, entregue ininterruptamente a cada dois anos, pela primeira vez  é conferido a uma mulher.

A pesquisadora é melhorista, com 49 anos de dedicação à pesquisa da Embrapa em melhoramento genético do pessegueiro, nectarina, amoreira-preta e adaptações de cultivares de mirtilo. Possui dezenas de lançamentos de cultivares de pêssego e amora-preta sendo adotadas pelos fruticultores de todo o País, além de oferecidas no mercado brasileiro.  Esta é a 12ª distinção e reconhecimento, através de premiação ou homenagens, que a pesquisadora conquista em sua carreira profissional.

O Congresso Brasileiro, realizado bianualmente, busca estimular e promover atividades relacionadas ao melhoramento de plantas, no que diz respeito à formação de novos melhoristas e, também, à obtenção de produtos tecnológicos para a atividade agrícola brasileira. A premiação foi entregue na sua abertura oficial, tendo a pesquisadora recebido a distinção pelas mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas,  João Cândido de Souza e Adriano Teodoro Bruzi. O evento é uma organização e realização da Sociedade.

 

Participação na programação do Congresso

A UD também se fez presente dentro da grade de programação do 12º CBMP com a participação do pesquisador Ariano Martins de Magalhães Júnior, que esteve palestrando no painel sobre melhoramento de grãos. Ele falou sobre o Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa dividindo o palco com Pedro Luiz Nurmberg, da Corteva Agriscience, que falou sobre o Melhoramento Genético do Milho - Perspectivas de um programa comercial; e também com Aluízio Borém, da Universidade Federal de Viçosa/MG, que tratou sobre o Melhoramento Genético de Soja na GDM: desafios e futuro. O painel aconteceu no dia 22 de agosto, no Hotel Glória Resort & Convention. 

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens