30/08/23 |   Transferência de Tecnologia

Caravana Embrapa FertBrasil em Inhambupe registra importante participação de técnicos da região

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho -

Foi um sucesso a passagem da Caravana Embrapa FertBrasil na manhã desta terça (29), em Inhambupe (BA), primeira parada na nova fronteira agrícola do Sealba, que inclui os estados do Sergipe, Alagoas e Bahia. A Caravana EmbrapaFertBrasil, que nestas quarta e quinta (30 e 31) segue para Itabaiana (AL) e Arapiraca (SE), é uma jornada que está percorrendo os principais polos agrícolas do País, levando ao produtor rural tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade.

O público — cerca de 130 pessoas — lotou o espaço montado no Parque Dr. Reginaldo Sarmento. A mesa de abertura contou com o superintendente federal da Agricultura e Pecuária no Estado da Bahia (SFA-BA), Fábio Rodrigues; o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri-BA), Luiz Rezende; o secretário de Agricultura de Inhambupe, Carlos Geilson Noronha; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Inhambupe, Antonio Leal; o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), José Adilson de Souza; além dos representantes da Embrapa, Aldo Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Lineu Domit, coordenador da Caravana Embrapa FertBrasil.

Após apresentar os objetivos da Caravana e os números alcançados até então — 44 municípios desde 2022, totalizando mais de 7,3 mil inscritos —, Lineu explicou o que iria ser apresentado em cada um dos cinco módulos. Em seguida, iniciaram-se as palestras. O diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri-BA, Assis Pinheiro Filho, primeiro teceu um panorama sobre a realidade regional, com análise do perfil dos agricultores, dos sistemas de produção e das cadeias produtivas. 

Depois vieram os módulos com os pesquisadores. O primeiro, "Planejando onde e quando plantar", ficou a cargo de José Coelho de Araújo Filho (Embrapa Solos) e Maurício Coelho (Embrapa Mandioca e Fruticultura). Os módulos 2 e 3, "Boas práticas de adubação e correção do solo" e "Novos fertilizantes e insumos", foram apresentados por Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura); Luis Henrique Bassoi (Embrapa Instrumentação) falou sobre "Soluções digitais" (módulo 4); e, por fim, o módulo 5 tratou de "Manejo e sustentabilidade", sob o comando de Francisco Alisson Xavier e Laercio Duarte Souza (Embrapa Mandioca e Fruticultura). O momento de dabate pós-palestras foi mediado por Aldo Trindade e Lineu Domit.

Em sua fala, na abertura, Fábio Rodrigues (SFA-BA) disse que a Caravana é um evento de suma importância para aproximar a Empresa dos produtores. "É uma ideia extremamente importante da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Embrapa. Em toda produção, a planta precisa de fertilizante. Seja na utilização de adubos orgânicos e inorgânicos até a agricultura de precisão, é importante que a tecnologia da Embrapa chegue aos produtores. Eles precisam saber que existe essa tecnologia e que ela está disponível. O evento é curto, mas lança uma semente para que os frutos sejam colhidos mais tarde." 

Logo após o encerramento, Aldo fez um balanço do evento. "A primeira escala da Caravana no Sealba foi um sucesso do ponto de vista de que tivemos uma excelente participação regional, com representantes de municípios, cooperativas, produtores e técnicos. A Seagri fez uma apresentação do panorama de toda a região, contamos com a presença de várias prefeituras, os principais parceiros na realização do evento, Coopera e Sindicato Rural de Inhambupe. Havia também representantes da Adab [Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia], SFA, além de empresários e representantes de empresas agrícolas. A equipe de apoio e os apresentadores também fizeram um excelente trabalho, e houve um bom debate no final”, avaliou. 

Aldo disse ainda que a expectativa é que este evento sirva de semente para novas alianças e parcerias regionais. “A torcida é de que essa parceria vá para um segundo momento e a gente consiga dar novos passos em cooperações técnicas e até mesmo de pesquisa. Estivemos representados por cinco Unidades: Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Solos, Embrapa Instrumentação e Embrapa Alimentos e Territórios. Agora temos de regar essa semente para dar novos passos na região."

Com a palavra, os correalizadores locais

Luiz Rezende, chefe de gabinete da Seagri-BA
"É um importante momento para os produtores da região onde são tratados diversos assuntos e de maneira muito especial a boa utilização de fertilizantes para que a gente consiga otimizar os custos de produção e naturalmente trazer desenvolvimento para essa região e, claro, mudar a vida das pessoas. Parabéns a Embrapa e a todos os envolvidos."

Antonio Leal, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Inhambupe
"Foi uma honra para nós receber essa visita da Embrapa hoje aqui no nosso município. O tema trazido foi de fundamental importância, e a qualidade, a linguagem que foi utilizada, bem direta pelos técnicos da Embrapa, adequada para a plateia presente, prendeu a atenção de todos "

José Adilson de Souza, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Alagoinhas (Coopera)
"Hoje temos o prazer enorme de receber a Caravana da Embrapa aqui no nosso município, com a participação de várias pessoas, técnicos, agrônomos e vários outros profissionais ligados à agricultura e pecuária. Esse evento é de muita importância. Percebemos que, a partir de hoje, teremos condição melhor de atender nossos agricultores familiares. Esse evento veio nos trazer muita possibilidade, esperança e conhecimento para gente disseminar na agricultura do nosso município."


A opinião de técnicos da região

Carlos Geilson Noronha, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Inhambupe
"Estamos aqui hoje com nossos técnicos participando desse grande evento. Inhambupe vem num crescente desenvolvimento da agropecuária e conta com a Embrapa nessa realização. Estamos aqui para adquirir e propagar conhecimento e transformar tudo isso em sabedoria para ser colocada em prática. A Embrapa junto com a Caravana FertBrasil vem trazendo esse grande evento para nossa cidade, reunindo outros municípios também do norte da Bahia."

Gustavo Santana, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itanagra
"A convite da Coopera estamos aqui para falar sobre adubação do solo, com foco em mandioca. Isso fortalece muito nosso município. Recebemos 10 mil mudas de mandioca e estamos fazendo maniveiro para 40 famílias da agricultura familiar. Consequentemente, vamos melhorar a economia do nosso município. Só temos a agradecer." 

Jorge Anselmo, engenheiro-agrônomo da Prefeitura de Esplanada 
"Estamos com uma equipe formada por agrônomos e técnicos para adquirir mais conhecimento e transferir essa tecnologia para os nossos pequenos produtores. Somos parceiros da Embrapa há algum tempo. Inclusive, sediamos um encontro com técnicos de toda a região no fim do ano passado. É um prazer estar junto com parceiros como a Embrapa e também o Banco do Nordeste, que vem nos apoiando para aumentar cada vez mais a parceria."

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: 75 3312-8160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caravana-embrapa-fertbrasil