01/09/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Participação de mulheres na ciência é tema de visita

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gean Rocha (estagiário)

Gean Rocha (estagiário) - Turma formada inteiramente por adolescentes do sexo feminino conheceu as ações da Embrapa e a contribuição de cientistas mulheres para o saber

Turma formada inteiramente por adolescentes do sexo feminino conheceu as ações da Embrapa e a contribuição de cientistas mulheres para o saber

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) promove a maior participação de mulheres na ciência por meio da realização de visitas de escolas à Unidade. Feitos decisivos na pesquisa tiveram à frente mãos femininas como guias. Na última quinta-feira, dia 31, foi a vez das estudantes da EEM José Milton de Vasconcelos Dias, localizada no município de Maracanaú (CE), conhecerem esse rico universo do saber.
Na oportunidade, Sirley Freire, coordenadora do projeto Embrapa&Escola, apresentou a Embrapa Agroindústria Tropical às alunas, abordando as linhas de trabalho, bem como as inovações tecnológicas desenvolvidas. “A Embrapa tem interesse em aproximar a comunidade estudantil do ambiente científico, pois somos referência nisso”, explica.
Para Josilene Araújo, professora de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, a visita tem como objetivo demonstrar a existência de novos caminhos e carreiras para as estudantes: “Temos tentado motivar as nossas meninas a se enxergarem como pesquisadoras, como cientistas. É uma forma de expandirmos a mentalidade, entendendo a educação como mecanismo de mudança”.
Dando prosseguimento às atividades da visitação, as alunas participaram de uma palestra abordando mulheres na Ciência, ministrada pela pesquisadora Nivia Dias. A pesquisadora ressalta que é extremamente importante relatar a trajetória das mulheres na pesquisa científica para inspirar meninas e aproximá-las da ciência que é vista como uma carreira dominada por homens.  
Foram destacadas cientistas revolucionárias como Marie Curie e Rosalind Franklin. Marie Curie, física e química polonesa, desenvolveu trabalhos pioneiros em radioatividade, além de descobrir os elementos químicos rádio (Ra) e polônio (Po). Marie também foi a primeira pessoa e única mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes. Rosalind Franklin, por sua vez, foi uma química britânica que descobriu a estrutura de dupla hélice do DNA.
Por fim, as estudantes conheceram os Laboratórios de Análise de Alimentos e Análise Sensorial, onde são realizadas pesquisas para o desenvolvimento de alimentos com maior saudabilidade, versatilidade e de produção sustentável.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens