01/09/23 |   Gestão Estratégica

Pesquisadores da Embrapa Meio-Norte lideram entidades científicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro -

Mais três pesquisadores da Embrapa Meio-Norte foram escolhidos dirigentes de entidades científicas no País, este ano. Kaesel Damasceno e Maurisrael Rocha foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), para o biênio 2024-2025. A eleição foi durante o 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que aconteceu em agosto último, em Caxambu (MG). 

Já Luiz Fernando Leite foi eleito diretor da Divisão III – Uso e Manejo de Solos – da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), também no mês passado.

Toda a nova diretoria da SBMP, que toma posse em 1º de janeiro de 2024, é formada por pesquisadores que atuam no Nordeste. São eles: 1ª secretária: Cândida Herminia Campos de Magalhães (Universidade Federal do Ceará); 2º secretário: Júlio Cesar do Vale Silva (Universidade Federal do Ceará); 1ª tesoureira: Francine Hiromi Ishikawa (Universidade Federal do Vale
do São Francisco); e 2ª tesoureira: Rafaela Priscila Antônio (Embrapa Semiárido). O primeiro desafio dessa nova direção é organizar o 13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, em 2025, que deve acontecer em Luís Correia (PI).

Perfil dos cientistas

Kaesel Damasceno nasceu em Caxias (MA). É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestre (2004) e doutor (2007) em genética e melhoramento de plantas pela Universidade Federal de Lavras. É pesquisador A da Embrapa Meio-Norte e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento. É coordenador nacional do programa de melhoramento genético de feijão-mungo da Embrapa e vice-coordenador nacional do programa de melhoramento genético de feijão-caupi.

Maurisrael Rocha, vice-presidente da SBMPMaurisrael Rocha, nascido em Bocaína (PI), é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestre (1998) e doutor (2002) em genética e melhoramento de plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador A da Embrapa Meio-Norte e professor permanente dos cursos de pós-graduação em Agronomia (PPGA) e Alimentos e Nutrição (PPGAN) da UFPI. É o coordenador nacional do programa de melhoramento genético de feijão-caupi.

Luiz Fernando Leite, diretor da SBCS

Luiz Fernando Leite nasceu em João Pessoa (PB), é graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestre em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e tem pós-doutorado em modelagem da dinâmica da matéria orgânica do solo pela USDA/Agricultural Research Service (EUA, 2007). É pesquisador A da Embrapa. É vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura 2015, com o livro “Agricultura Conservacionista no Brasil”, e autor do livro “Solos Sustentáveis para a Agricultura do Nordeste". Foi chefe-geral da Embrapa Meio-Norte de 2013 a 2021.

Também no início de agosto, o pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, foi eleito diretor do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), para o biênio 2023-2025. A eleição aconteceu durante o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Florianópolis.

Fernando Sinimbu (654 Mtb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198 0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

melhoramento-de-plantas