05/09/23 |

Trinta trabalhos são premiados no Congresso de Iniciação Científica de Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alan Rodrigues

Alan Rodrigues - Abertura do CIIC 2023

Abertura do CIIC 2023

As pesquisas das bolsistas Izabela de Souza e Larissa Vieira foram premiadas nas categorias oral e pôster, respectivamente, pela comissão julgadora da Embrapa Territorial no Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2023). Izabela foi orientada pelo analista Hilton Ferraz, e Larissa, pelo pesquisador Lauro Nogueira. O CIIC é uma oportunidade para que os bolsistas do CNPq, vinculados às nove instituições de pesquisa participantes, possam apresentar os resultados de suas atividades. O evento foi realizado entre os dias 29 a 31 de agosto, no Instituto Agronômico (IAC).

Esta edição contou com a participação de 178 alunos vinculados às instituições participantes, sendo 45 apresentações orais e 133 pôsteres. Trinta trabalhos foram premiados. “Temos aqui uma contribuição científica muito grande. O CIIC não deve ser visto como um evento pequeno”, enfatizou André Furtado, pesquisador da Embrapa Territorial e coordenador do CIIC 2023. 

Os bolsistas da unidade que tiveram seus trabalhos premiados compartilharam suas experiências. Izabela participou do CIIC no ano passado, com exposição em pôster. Ela soube da premiação pelo seu orientador. “Ele entrou em contato comigo e me deu essa notícia, que me deixou super feliz. Confesso que não estava esperando”, disse.

Além do seu desenvolvimento profissional, o CIIC também ofereceu uma excelente oportunidade para realizar networking, como ela enfatizou. “Nos momentos de intervalos rolou bastante troca de experiências, apresentações, contatos e tudo que um congresso pode proporcionar. É bem bacana ver de pertinho como cada aluno, assim como eu, possui interesse em áreas tão distintas e essenciais para o funcionamento das pesquisas, foi uma experiência bem motivadora”, afirmou.

Para Larissa Veira, o desafio foi amplo. “Eu possuo TDH, então eventos assim onde tem muita gente, barulho, é um desafio pra mim, sendo uma pessoa neuro divergente. Eu fiquei bastante surpresa, e feliz quanto a premiação. Às vezes, eu duvido um pouquinho da minha capacidade. Mas valeu a pena tudo isso”, comemorou.

Neste ano, nove alunos bolsistas e estagiários da Embrapa Territorial estavam inscritos no congresso, dos quais, três para apresentação oral e seis para a sessão de pôsteres. A Comissão avaliadora foi formada por: Adriana Fantinati Conceição (doutoranda Unicamp); Bruna Henrique Sacramento (doutoranda Unesp); Idevan Gusmão Soares (doutorando Unicamp) e Ulisses Rodrigo Magdalena  (doutorando Unicamp).


Abertura


Na mesa de abertura, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Territorial, José Jardine, representou o chefe-geral, Gustavo Spadotti. Para ele, a experiência em congressos como esse trazem benefícios aos alunos. “Eu orientei muitos trabalhos de conclusão de curso e percebi que quando o aluno já teve uma bolsa de iniciação científica e apresentou o seu trabalho, ele possuía mais desenvoltura. Além disso, muitos dos trabalhos de conclusão de curso originam-se desses trabalhos desenvolvidos nas instituições inicialmente”, disse. 

A Embrapa Territorial coordenou o congresso, que contou com a realização conjunta da Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Meio Ambiente, Instituto Agronômico, Instituto de Tecnologia de Alimentos, Instituto de Zootecnia, Instituto de Pesca e Instituto Biológico. 

Além do pesquisador André Luiz dos Santos Furtado, as analistas Luciane Dourado e Bibiana Teixeira de Almeida colaboraram na realização do evento.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciic