06/09/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta tecnologias na Expofac 2023 em Castanhal (PA)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - O Modelo Rural é uma vitrine de tecnologias para o agro

O Modelo Rural é uma vitrine de tecnologias para o agro

A Embrapa Amazônia Oriental participa da 54ª Feira Agropecuária de Castanhal – Expofac – com tecnologias e práticas agropecuárias para as principais cadeias produtivas da região nordeste do Pará. A instituição recebe ainda nesta quarta-feira, 6/9, a premiação de “Melhores do Agronegócio 2023”, na categoria instituição de pesquisa, concedida pelo Sindicato Rural de Castanhal. A Expofac vai até 10/9, de 8h às 22h, e a entrada é gratuita.

Mais de 20 cultivares e variedades desenvolvidas pela pesquisa estão plantadas no Modelo Rural, vitrine coordenada pela Emater-PA na área da feira. Um dos destaques da vitrine são as novas cultivares de feijão-caupi lançadas este ano pela Embrapa Amazônia Oriental e as cultivares de batata-doce, milho e macaxeira biofortificadas, que possuem teores de ferro mais elevados que as tradicionais.

De acordo com o pesquisador Jamil El Husny, que é coordenador do escritório da Embrapa no Nordeste Paraense, a participação no Modelo Rural é fundamental para apresentar os materiais desenvolvidos pela pesquisa aos produtores, técnicos e comum idades, que visitam a feira. “ A parceria com a Emater nessa grande vitrine é fundamental para a Embrapa principalmente pelo alcance e capilaridade que essa ação tem”, afirmou.

“Estamos com 21 cultivares e variedades aqui no Modelo Rural, que vão desde a mandioca, macaxeira, feijão, milho, alimentos biofortificados, até um ensaio de campo com cenoura e o girassol como uma oportunidade para a safrinha de grãos da região”, detalhou Jamil Husny.

O Modelo Rural, segundo Max Brito, coordenador do escritório da Emater em Castanhal, é um espaço que busca aproximar o público urbano do meio rural com a demonstração de cultivos e atividades relacionadas à agricultura, apicultura, meliponicultura, piscicultura e outras atividades produtivas. “É também um espaço didático, educativo, que atende o público urbano, principalmente crianças e jovens, para falar das questões ambientais”, completou.

Saiba mais o que tem no Modelo Rural no depoimento de Max Brito, da Emater Pará:

 

Programação técnica
 

Dentro da programação da feira é realizada ainda a Expotec, um circuito de palestras e cursos, que tem a participação da Embrapa Amazônia Oriental. No dia 5/9, terça-feira, os especialistas da instituição apresentaram as novas cultivares de feijão-caupi - BRS Utinga (grãos brancos), BRS Guirá (grãos pretos), BRS Bené (grãos marrons) e BRS Natalina (tipo manteiguinha).

E no dia 6/9, quarta-feira, foi realizado o II Workshop de Mandiocultura do Estado do Pará, que também contou com a participação de pesquisadores da Empresa.  Assista aqui às palestras: https://www.youtube.com/@sindicatoruraldecastanhal5259

O presidente do Sindicato Rural de Castanhal, Almir Campos, afirma que a Expotec busca principalmente agregar conhecimentos e tecnologias ao produtor, técnicos, estudantes e à sociedade. A programação técnica traz debates sobre as principais cadeias produtivas do Nordeste Paraense, como os grãos, mandioca, produção de leite e carne. E a Embrapa tem papel fundamental nessa formação, reconhece o presidente. “Este ano a Embrapa recebe o prêmio de Melhores do Agronegócio 2023”, declarou.

De acordo com o Sindicato Rural, a 54ª Expofac 2023 tem recebido cerca de 15 mil visitantes por dia. A feira tem portões abertos durante todo o período, com programação de 8h às 22h.

Veja abaixo o que diz o presidente Almir Campos sobre o evento: 

 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feijao-caupiamazoniaexpofacbiofortificados