13/09/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Jornada científica no Piauí revela talentos para o agronegócio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: IHara/Divulgação

IHara/Divulgação - Caio Medeiros na missão de levar as melhores tecnologias para o agronegócio nos cerrados do Maranhão.

Caio Medeiros na missão de levar as melhores tecnologias para o agronegócio nos cerrados do Maranhão.

A jornada de iniciação científica da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), que em 2023 entra na nona versão (no período de oito a dez de novembro), faz história e começa a revelar talentos para o agronegócio brasileiro. Um dos exemplos mais bem-acabados dos últimos anos tem 29 anos de idade e é um dos executivos da multinacional japonesa Ihara Defensivos Agrícolas: Caio Silva Medeiros, é o nome dele. O engenheiro agrônomo trabalha no município de Balsas, nos cerrados do Maranhão, a 810 quilômetros de São Luís. É administrador técnico de vendas sênior.

Medeiros, que nasceu no município de Passagem Franca, também no Maranhão, é graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016) e tem MBA em Gestão do Agronegócio pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUC/2021). Ele foi estagiário da Embrapa Meio-Norte de 2012 a 2016, na área de soja, orientado pelo pesquisador Paulo Fernando Vieira. Em 2014, na Mostra de Iniciação Científica, a primeira do gênero na Unidade, que abriu assim uma nova relação entre estudantes universitários e a Embrapa no Piauí, ele apresentou o trabalho “Identificação de novas cultivares de soja na região do MATOPIBA”. Ficou entre os melhores.

“Jornada de Descobertas”

Para Medeiros, “a iniciação científica é importantíssima no processo de construção acadêmica como aluno, além de crescimento e desenvolvimento profissional”. E pontuável: “É uma jornada de muitas descobertas e realizações”. Na visão dele, todo estudante universitário deve buscar a iniciação científica e o estágio “logo nos primeiros anos de vida acadêmica, pois quanto mais cedo a entrada nesse universo de aprendizagem, maiores serão as oportunidades de desenvolvimento e contato com a vida profissional”.

Hoje, mesmo com o vai e vem do dia a dia no trabalho, ele não esquece do tempo que foi estagiário da Embrapa em Teresina. “Sou muito grato pela oportunidade que tive dentro da Embrapa Meio-Norte. Por toda a infraestrutura concedida, bolsas de estágio e o apoio dos membros da equipe, principalmente do dr. Paulo Fernando Vieira, pela confiança, oportunidade, orientação e desenvolvimento profissional que ele me proporcionou”.

Inscrições até sexta-feira

As inscrições para participação na IX Jornada Científica, tanto como ouvinte ou apresentação de trabalhos científicos, estão abertas desde o dia 15 de agosto, na página do evento na internet, no link  https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada23 , e vão até a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro. Este ano, segundo a primeira da programação, serão realizadas três palestras e duas mesas-redondas, com pesquisadores e professores de projeção nacional, focando a inovação tecnológica e a inteligência artificial

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cienciatecnologiainovacaojornada-cientificaestudantesembrapa-meio-norteihara