14/09/23 |

Envio de boletins com orientações semanais para controle da mosca-das-frutas é retomado para a safra 2023/2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: James Pureza

James Pureza - Neste ano, a previsão é que 17 boletins informativos sejam produzidos.

Neste ano, a previsão é que 17 boletins informativos sejam produzidos.

A partir do dia 6 de setembro, os boletins semanais do Sistema de Alerta da Mosca-das-Frutas voltaram a ser produzidos e distribuídos à cadeia produtiva do específico da Região de Pelotas (RS). Neste ano, o envio ocorre às quartas-feiras. A previsão é que 17 boletins informativos sejam produzidos até o fim de dezembro.

Os boletins contêm informações relativas à semana anterior, principalmente com relação ao volume de insetos coletados nas armadilhas e às condições de clima. A partir desses dados, traz orientações de manejo e dicas para contornar as infestações dos insetos-pragas, bem como de doenças que afetam o pessegueiro.

Para receber os boletins, os produtores devem se cadastrar na página do Sistema de Alerta, onde estão reunidos todos os boletins da safra. Os informativos são enviados por e-mail e em grupos do setor produtivo no WhatsApp e Facebook. Também são divulgados nos perfis do Facebook e Instagram da Embrapa Clima Temperado (RS) e no Jornal Tradição.

 

Sobre o monitoramento

Idealizado pela Embrapa Clima Temperado, o Projeto teve início na safra 2010/2011 na região de Pelotas. Neste ano, o trabalho segue monitorando seis estações, com cinco armadilhas cada, distribuídas nos municípios de Canguçu (RS), Morro Redondo (RS) e Pelotas. O monitoramento é realizado durante o ano inteiro, mas, no período da safra, uma equipe técnica avalia os dados encontrados e indica o manejo adequado ao período.

Boletim 1 - 6 de setembro de 2023

Samantha Beduhn (sob orientação de Francisco Lima - 13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32758113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sistema-de-alertasistema-de-alerta-2023