15/09/23 |

Diálogos online sobre inovação sustentável e inclusiva continuam na próxima semana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Cocais prossegue na próxima semana com a série de debates estratégicos em PD&I, intitulada “Construindo o futuro: diálogos para inovação sustentável e inclusiva”. Os temas em discussão são: Sistemas produtivos sustentáveis - conservação e geração de valor, no dia 18 de setembro pela manhã e tarde; e Inovação social como instrumento de inclusão socioprodutiva, no dia 21 de setembro à tarde. O primeiro tema da série foi Bioeconomia - geração de valor e inclusão socioprodutiva, realizado no último dia 11.

O fórum é transmitido pelo Youtube, com participação pelo chat para perguntas, sugestões e reflexões. Confira os links em Construindo o futuro: Diálogos para inovação sustentável e inclusiva - YouTube .

Os temas representam os novos focos de atuação da Embrapa Cocais frente aos desafios prioritários para a pesquisa e inovação a partir das demandas da sociedade. Confira a programação desta segunda (18): 

8:00 - Ciro Abbud Righi - ESALQ/USP (Tema: Sistemas Agroflorestais - Desenvolvendo novas maneiras de se produzir.).

09:00 - Laurimar Vendrusculo - Embrapa Agrossilvipastoril (Tema: Estado-da-Arte em ILPF: Contribuições da Embrapa Agrossilvipastoril).

10:00 - Ladislau Skorupa - Embrapa Meio Ambiente (Tema: Portfólio ILPF).

Tarde:

14:00 - Roberta Carnevalli - Embrapa Soja (Tema: Soja baixo carbono).

15:00 - José Antonio Espindola - Embrapa Agrobiologia (Tema: Portfólio Agroecologia e Produção Orgânica).

16:00 - Cristiano Menezes - Embrapa Meio Ambiente (Tema: Métricas e Indicadores para Avaliação de Impacto Ambiental).

Os diálogos são feitos a partir de palestras de pesquisadores e gestores de dez unidades da Embrapa e quatro instituições parceiras, com 40 minutos de exposição e 20 minutos para discussões, tendo como roteiro o estado da arte; os desafios e oportunidades de futuro em PD&I; e as novas competências necessárias para esse futuro almejado.

 

O contexto do Maranhão

O estado tem cerca de 75% da sua área na Amazônia Legal, com seu território dividido entre os dois principais biomas do País – Cerrado e Amazônia. Além disso, 33% de sua área está na região da maior fronteira agrícola do País, denominada Matopiba, cuja produção crescente de grãos escoa direto para o mercado internacional pelo porto do Itaqui, em São Luís (MA). No ranking do desmatamento, é o segundo no Cerrado e o quarto no bioma Amazônia. É o estado com maior proporção de população rural (menor urbanização) e de menores indicadores de desenvolvimento humano da federação, acumulando indicadores de concentração de renda e pobreza.

“Para consolidar a agenda de inovação da Embrapa no Maranhão, temos os desafios de produzir mais com menos impacto ambiental e de promover a inclusão socioprodutiva, especialmente em relação à agricultura familiar. Por isso, precisamos também repensar a abordagem de inovação tecnológica, compartilhar o valor auferido a partir da exploração da biodiversidade com as comunidades e considerar as pessoas e suas organizações no processo de inovação, de onde emerge o conceito de inovação social como instrumento de uma nova onda de desenvolvimento rural no Brasil. Essas escolhas estratégicas também irão orientar a infraestrutura física da Embrapa Cocais a ser construída nos próximos anos, bem como temas inovadores de pesquisa e o perfil de contratação dos novos profissionais no concurso público em 2024. Para alcançarmos os resultados esperados, uma participação ampla e ativa é fundamental. É por isso que a Embrapa Cocais convida a Rede Embrapa para se juntar a nós nesse processo de reflexão e alavancar a inteligência corporativa”, destaca Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Cocais.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: +5561992219484

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/