22/09/23 |   Mercado de Cultivares e Sementes

Embrapa abre edital de oferta pública para produção/comercialização de sementes de nova cultivar de pimenta

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cláudia Ribeiro

Cláudia Ribeiro -

Encontram-se abertas até 10/11/2023 as inscrições para licenciamento de produtores, por meio da oferta pública, com vistas à produção e comercialização de sementes da nova cultivar de pimenta BRS Biguatinga. A oferta é destinada aos inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem-MAPA) como produtores de sementes de pimenta (Capsicum chinense Jacq.)

As inscrições são realizadas via e-mail para o endereço cnph.sementes@embrapa.br, com o assunto “Comunicado de Oferta nº 13/2023”, sendo contemplados os inscritos por ordem de recebimento, até o esgotamento dos lotes. Vale destacar que serão ofertados quatro lotes compostos por 10g de semente genética da cultivar BRS Biguatinga no valor de R$ 500,00 cada lote. Cada produtor poderá adquirir um lote do material apresentado e manifestar interesse por possíveis lotes remanescentes. Mais informações no link “Editais e Anexos” do endereço https://www.embrapa.br/editais-e-ofertas-publicas-para-licenciamento.

 

Características

A BRS Biguatinga (RNC 46651) foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças com vistas a ampliar o leque de cultivares nacionais de pimenta do grupo habanero (Capsicum chinense Jacq.). Entre suas características consideradas relevantes destacam-se os elevados níveis de resistência ao Potyvirus PVY (potato virus Y), a bactérias do complexo Ralstonia e ao nematoide Meloidogyne javanica, além de resistência intermediária à murcha-de-fitóftora e à M. incógnita, além do alto rendimento e uniformidade de plantas e frutos.

Nas condições de cultivo do Brasil Central (Brasília e Anápolis), durante a época seca, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplante das mudas para o campo. Nessa região, a BRS Biguatinga apresenta uma produtividade, em média, de 30 t/ha, em três meses de colheita, em espaçamento de 1,0 m x 0,40 m entre plantas, com uma população de 25 mil plantas/ha.

Cultivar de polinização aberta, a BRS Biguatinga atende principalmente à agroindústria de molhos e pastas (“mash”) de pimentas, mas seus frutos também podem ser consumidos frescos - além de aromáticos e picantes, apresentam elevados teores de vitamina C (149 mg/100g fruto) e carotenoides (221 μg/g de fruto).

O licenciamento, de acordo com a pesquisadora Cláudia Ribeiro, que coordena os projetos de melhoramento genético de pimenta na Embrapa Hortaliças, representa uma importante ferramenta para assegurar à cadeia produtiva o acesso à nova cultivar. “Existe uma demanda crescente por materiais com essas caraterísticas, então tudo leva a crer numa boa perspectiva de mercado para essa nova cultivar”, avalia.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventopimentarabaneroofertadepimentasementesdepimentabrs-biguatinga