26/09/23 |

Girassol é tema de Reunião de Pesquisa e Simpósio Nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marisa Horikawa

Marisa Horikawa -

A Embrapa Soja e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)/Campus São Vicente promovem a 24ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o 12º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, nos dias 4 e 5 de outubro, em Campo Verde (MT), em formato híbrido (presencial e transmissão on-line). A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

O objetivo da RNPG é discutir os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil. Entre os temas a serem abordados estão: mercado de óleo de girassol, qualidade de óleos vegetais, zoneamento agroclimático para a cultura e manejo de plantas daninhas no sistema de produção. 

 

Sobre o girassol

O cultivo de girassol é uma alternativa agrícola, para diversificação de culturas, e também existe demanda no mercado para o óleo de qualidade elevada. O girassol é fonte de óleo comestível, por suas características nutricionais e funcionais à dieta humana. Também pode ser fonte de proteínas para alimentação animal na forma de farelo e até como silagem, além de ser usado na alimentação de pássaros. Outro mercado que vem despertando grande interesse entre a população é o de girassol ornamental.

De acordo com a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 22/23, a produção de girassol deve atingir cerca de 85 mil toneladas. A área plantada com girassol deverá ocupar 56 mil hectares, sendo 75% no Centro-Oeste brasileiro, com destaque para o estado de Goiás (32 mil hectares). Além disso, segundo levantamento da Conab, a cultura é semeada em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

 

24ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e 12º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Data: 4 e 5 de outubro
Local:  formato híbrido – online e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)/Campus São Vicente, em Campo Verde (MT) 
Inscrição gratuita: https://web.cnpso.embrapa.br/reuniao-de-girassol/inscricoes.html

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp exclusivo para atendimento à imprensa))

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento