26/09/23 |   Melhoramento genético  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Pesquisadores participam de evento sobre abacaxi em Minas Gerais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

O 1º Seminário Tecnológico de Abacaxicultura, em Aparecida de Minas, no município de Frutal (MG), que vai ser realizado nesta quarta (27), das 14h30 às 21h, vai contar com palestra de três pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA).

Aristoteles Matos, Davi Junghans e Tullio Pádua vão falar, respectivamente, sobre Manejo integrado de abacaxi, Novas cultivares de abacaxi resistentes à fusariose e Produção de mudas sadias por seccionamento de talo. Causada pelo fungo Fusarium guttiforme, a fusariose é a principal doença que ataca a cultura do abacaxi e pode levar a perdas superiores a 80% na produção de frutos. Frutal é o munícipio maior produtor de abacaxi de Minas Gerais, com área colhida de 1.800 hectares e 50 milhões e 400 mil frutos colhidos.

Com inscrições gratuitas, o seminário é uma realização da Cooperativa dos Produtores Rurais de Aparecida de Minas (Coopercisco), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Embrapa, com o apoio de diversos parceiros.

O evento começa com um dia de campo na Fazenda Agrícola Boa Vista sobre novas cultivares resistentes à fusariose, entre as quais os híbridos de abacaxi da Embrapa que estão em processo para lançamento – a Embrapa já desenvolveu três variedades de abacaxi resistentes: BRS Ajubá, BRS Imperial e BRS Vitória. Em seguida, haverá degustação das novas variedades. Às 17h30, começam as palestras do seminário “Manejo integrado da fusariose do abacaxi”, no Salão Paroquial de Aparecida de Minas.

 

Serviço:
Evento: 1º Seminário Tecnológico de Abacaxicultura
Data: 27/9/2023 das 14h30 às 21h
Programação e inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-tecnologico-de-abacaxicultura/2159880

 

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaeventoabacaxivariedadecultivarparceria