27/09/23 |   Melhoramento genético  Produção animal

Instituições firmam Termo de Intenções para fomento do uso de biotécnicas reprodutivas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Mairinco de Pauda - Semadesc

Mairinco de Pauda - Semadesc - Secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, em assinatura de Termo de Intenções com parceiros.

Secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, em assinatura de Termo de Intenções com parceiros.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), o Sebrae-MS, a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP) e a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) assinaram, esta semana, um Termo de Intenções com a finalidade de difundir material genético superior e fomentar o uso de biotécnicas reprodutivas em produtores de vários estratos (pequenos, médios e grandes).
 
Com um estoque de dez mil doses de touros oriundos de seu rebanho de seleção, raça Nelore, armazenados em botijões criogênicos, a Embrapa pretende disponibilizar o material para ser usado para disseminação de material genético superior em rebanho de corte comercial, de pequenos e médios produtores do Estado. 
 
"A meta é tornar a pecuária do Estado, principalmente a pantaneira, cada vez mais precoce e tecnológica, focada em ações de sustentabilidade preconizadas pelo Governo", afirma Jaime Verruck, secretário de Estado da Semadesc. “Vemos a Embrapa com este olhar tecnológico, a Secretaria com alinhamento institucional, parceiros como a Associação de Novilho Precoce e a ABPO, e entidades como o Senar-MS, o Sistema Famasul e o Sebrae e temos o desafio da pecuária aumentar cada vez mais áreas que precisam adotar tecnologia”, complementa o secretário-executivo, Rogério Beretta.

No Termo, o Sebrae deve viabilizar os serviços de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), com os insumos nas propriedades selecionadas pelas associações de produtores definidas pelo Estado, entre elas a ASPNP e a ABPO, e pela Agraer, agência de extensão rural de MS. Por sua vez, as associações e a Agraer devem levantar informações e mobilizar os produtores a fim de participar da proposta. 

Para Luiz Orcírio de Oliveira, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, parcerias como essa permitem uma verdadeira interação da Ciência e da Tecnologia da Embrapa com o setor produtivo, com o Estado e as Instituições de apoio, como o Sebrae e o Senar, facilitando a transferência de tecnologias e a captação de demandas da cadeia. Oliveira reforça ainda que a proposta, quando implantada, permitirá aos pesquisadores envolvidos a coleta de informações relevantes para a retroalimentação da pesquisa.
 
Além de Luiz Orcírio e Rogério Beretta, estiveram presentes na reunião técnica Marivaldo Miranda, coordenador de pecuária da Semadesc; Cláudio Mendonça, diretor-executivo do Sebrae-MS; Rafael Gratão, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce e Frederico Stella, diretor-financeiro do Sistema Famasul. 
 
A previsão é que o contrato seja assinado nos próximos meses. Pela Embrapa, os médicos-veterinários, Eriklis Nogueira, Juliana Correa Borges Silva, Alessandra Corallo Nicacio e Ana Paula Sivieiro Leite, especialistas em reprodução animal, acompanharão a iniciativa até o final de 2024. 

Assessoria Embrapa e Semadesc (.)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/