02/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Extrativistas do Amapá participaram de minicurso sobre Manejo Florestal Comunitário e lançamento de livros sobre castanha-da-amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Extrativistas, gestores e técnicos de órgãos e empresas do segmento de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros participaram da capacitação no estande da Embrapa.

Extrativistas, gestores e técnicos de órgãos e empresas do segmento de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros participaram da capacitação no estande da Embrapa.

Extrativistas de várias comunidades do estado do Amapá participaram do minicurso Manejo Florestal Comunitário da Floresta Nacional do Amapá (Flona), ofertado pela Embrapa na programação da 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá, na tarde desta segunda-feira, 2/10. A capacitação foi coordenada pelo pesquisador Marcelino Guedes. 

O curso contou com a participação de gestores e técnicos de órgãos e empresas envolvidas diretamente  em experiências bem sucedidas de Manejo Florestal Comunitário (MFC) em outras localidades da Amazônia, como o ICMBio, empresa concessionária da Flona Amazônia Florestal, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Indústrias Moveleiras do Amapá (Cadima), Sindicato dos Moveleiros, Cooperativa Bio+Açaí, e agentes de MFC na Resex Verde para Sempre, localizada em Porto de Moz (PA).

Realizado no estande da Embrapa, a programação deste minicurso constou de temas como manejo florestal comunitário de uso múltiplo (madeira, produtos florestais não-madeireiros e serviços ambientais); manejo madeireiro versus demandas e problemas da cadeia produtiva local de madeira e móveis; cadeias de valor das oleaginosas, cipó-titica e açaí; caracterização da área destinada ao MFC na Flona; oportunidades da concessão florestal para o MFC; case de sucesso do MFC na Resex Verde para Sempre; desafios organizacionais do MFC; e parceria comunidade empresa para alavancar o manejo comunitário.

A Floresta Nacional do Amapá (Flona) abrange uma área de quase 460 mil hectares, localizada na região do Escudo das Guianas, cobrindo partes dos municípios de Ferreira Gomes, Pracuúba e Amapá. Esta Unidade de Conservação foi criada em 1989 para viabilizar a exploração de madeira de forma sustentável, além de visar à proteção da biodiversidade e a continuidade de atividades de baixo impacto exercidas por populações tradicionais.  

 

XVI Café com Ciência - Lançamento da coleção de livros sobre castanha-da-amazônia

Ainda nesta segunda-feira, 2/10, os participantes do minicurso de Manejo Florestal Comunitário e outros visitantes do estande da Embrapa na 52ª Expofeira, participaram da programação do “XVI Café com Ciência”. Na ocasião, foi lançada a coleção digital de livros intitulada “Castanha-da-amazônia: Estudos sobre a espécie e sua cadeia de valor”.

O público interagiu e tirou dúvidas com o pesquisador Marcelino Guedes, autor de vários capítulos desta obra. O Café com Ciência tem como objetivo promover encontros entre os públicos de interesse das obras técnico-científicas, de maneira informal, em encontros geralmente realizados da sala de leitura da Biblioteca da Embrapa Amapá.   

Coleção Castanha-da-Amazônia. A coleção é composta por quatro volumes e 32 capítulos, trazendo informações sobre aspectos sociais, econômicos e organizacionais; pós-coleta e tecnologia de alimentos; ecologia e manejo de castanhais nativos; melhoramento genético e cultivo. 

A 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá é realizada Governo do Estado, 29 de setembro a oito de outubro de 2023, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP). A Embrapa é uma das instituições expositoras. 

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.603/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens