06/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa participa de evento sobre inovação e investimentos no Pará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Barrinha multifuncional produzida a partir da biodiversidade amazônica

Barrinha multifuncional produzida a partir da biodiversidade amazônica

Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Pará estarão em debate durante a Exposição Negócios Inovadores, que acontecerá no dia 10 de outubro, a partir das 14h, na Estação das Docas, em Belém (PA). O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria, é um dos palestrantes do evento, que reunirá empresários, representantes de instituições de fomento, pesquisa e mercado.

O incentivo à inovação, segundo Bruno de Maria, é um tema muito relevante para a Amazônia, região que abriga a maior sociobiodiversidade do mundo. “Temos opções pra produção de bioativos, cosméticos, farmacêuticos, alimentos, além de uma série de possíveis aplicações nas práticas e processos agropecuários e desenvolvimento das plantas. Essa vasta biodiversidade faz com que a gente possa trabalhar com uma série de processos que ainda não foram descobertos. Então essa é a grande importância, poder gerar mais renda, mais distribuição de benefícios para a sociedade e gerar um imacto social que pode elevar essa região amazônica que tem tanto potencial”, afirmou o gestor.

O painel “Inovação e Investimentos no Pará”, que integra a programação da Exposição Negócios Inovadores, conta também com a participação de Maria Trindade, Coordenadora do Programa Startup Pará; Kallil Maia, Gerente Substituto do Departamento Regional Norte FINEP; Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) e mais convidados.

“A partir desse evento, nós poderemos conhecer melhor como tem sido o diálogo com as populações, de que forma o setor empresarial tem atendido as demandas da sociedade e quais são essas formas inovadoras de trabalho que podem ser incorporadas ao nosso processo de desenvolvimento e geração de conhecimento. Esperamos também que haja uma oportunidade de criar uma rede de contatos que possa trazer novos negócios para inovação aberta junto da Embrapa”, expressa Bruno de Maria a respeito do evento.

Além do painel, a exposição conta com pitchs empresariais, palestras, rodadas de negócios e muito mais. Confira a programação completa aqui. O evento é oferecido pela BC Gestão e realizado pela Plataforma Belém Negócios em parceria com Dina Carmona e tem o objetivo de fomentar e celebrar o novo momento do empreendedorismo local trazendo discussões sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além de poder tornar os negócios inovadores nascidos na amazônia mais visíveis.

 

InovAmaz 2023
 

Estão abertas as inscrições à chamada pública para Inovação Aberta para a Amazônia, do Programa InovAmaz 2023, da Embrapa Amazônia Oriental. O edital busca parceiros da iniciativa privada (empresas, startups), cooperativas e demais produtores organizados para co-desenvolver soluções tecnológicas para a região. Podem participar parceiros de todo Brasil. A submissão de propostas segue até o dia 10 de novembro.

Acesse o edital completo aqui  https://www.embrapa.br/amazonia-oriental/inovamaz

Este é o segundo edital ofertado pela Embrapa no Pará e aceita propostas de oportunidades de inovação em seis temas: Agregação de valor a SocioBiodiversidade; Conservação e uso sustentável de espécies florestais; Responsabilidade ambiental; Inovação social; Sistemas de produção sustentáveis; e Transformação digital.

 

Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amazônia Oriental

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/