11/10/23 |   Comunicação

Projeto visa melhorar produtividade de cacau em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo gabinete

Arquivo gabinete - Equipe da CEPLAC e da Embrapa em visita ao gabinete do senador Confúcio Moura

Equipe da CEPLAC e da Embrapa em visita ao gabinete do senador Confúcio Moura

A produção de sementes e de mudas de cacau está no foco das pesquisas da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) em Cacau entre a CEPLAC e a Embrapa em Rondônia. 

Para a produção de sementes está sendo estudada uma técnica chamada de 3ª Geração Tecnológica.  “Este método representa um progresso na produção de sementes de cacau, utilizando a técnica inovadora de campo de sementes com polinização controlada, que oferecerá aos produtores plantas com melhor potencial produtivo”, afirma o coordenador de pesquisa da Ceplac em Rondônia, Paulo Wadt.

Para a produção de material propagativo em escala e com qualidade, já está no foco das pesquisas a técnica de produção de sementes de 4ª Geração, baseada na produção de plantas de duplos haplóides. Outros estudos já tentaram desenvolver esse método e não obtiveram sucesso. No entanto, o pesquisador Maurício Santos, da Embrapa Rondônia, em colaboração com a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação em Cacau (UMIPI Cacau), está realizando testes promissores para superar essa etapa da pesquisa científica. 

Apoio parlamentar  

O projeto denominado Cacau na Aldeia e as técnicas de produção de sementes e mudas de cacau foram apresentadas para o senador Confúcio Moura nesta segunda-feira, 9 de outubro, em seu gabinete em Brasília. 

Moura expressou apoio ao projeto pioneiro da UMIPI-Cacau que busca desenvolver tecnologias avançadas de produção de mudas de cacau. “Esta iniciativa pode beneficiar vários setores, desde os produtores até o governo estadual rondoniense, prefeituras, ONGs, bem como empresas do segmento cacaueiro”, afirmou. 

O senador também está empenhado em contribuir com o avanço tecnológico chamado "4ª Geração". “Com o apoio do senador e da bancada federal do Estado de Rondônia, que estão propiciando a modernização dos laboratórios da Embrapa Rondônia, o Estado liderará essa inovação tecnológica da 4ª Geração”, disse a chefe-geral da Embrapa Rondônia, Lúcia Wadt. 

Cacau em Rondônia

Rondônia é o quarto maior produtor de cacau no Brasil, mas sua produção representa menos de 1% do mercado nacional. Ainda assim, cerca de 10 mil famílias no estado têm na cultura do cacau uma de suas principais fontes de renda. Essas inovações prometem impulsionar a produção de cacau em Rondônia, beneficiando os produtores e a economia local.

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69)3219-5011

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/