12/10/23 |   Gestão Estratégica

Embrapa é homenageada durante a abertura oficial da 97ª Expofeira de Pelotas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, recebeu a homenagem do ex-presidente da Associação Rural de Pelotas, Joaquim Mello

Chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, recebeu a homenagem do ex-presidente da Associação Rural de Pelotas, Joaquim Mello

Durante a abertura oficial da 97ª Expofeira de Pelotas (RS), realizada na noite desta quinta-feira (12), no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas, a Embrapa recebeu homenagem pelos 50 anos de contribuição à ciência e tecnologia e ao desenvolvimento da agropecuária nacional. Também foi reconhecida localmente pela parceria com o setor produtivo e com a Associação Rural do município. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite.

A homenagem foi entregue pelo ex-presidente da Associação Rural de Pelotas, Joaquim Mello, ao chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira. “Nós nos ligamos à Associação Rural historicamente, com relevantes trabalhos prestados à nossa sociedade. O importante é estar junto dos produtores. E essa tem sido a missão da Embrapa, ajudando no fomento à produção de alimentos, fibras e energia. Estaremos sempre do lado dos nossos produtores rurais, buscando, principalmente, o desenvolvimento da Zona Sul do Rio Grande do Sul”, afirmou Pedroso.

A criação nacional da Embrapa completou 50 anos em 26 de abril deste ano. No município, a Embrapa Clima Temperado completou 30 anos de existência também em 2023, embora as primeiras estruturas de pesquisa, vinculadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária, datem da década de 1930 na região.

O presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier, abordou brevemente a história da instituição, que, no dia da solenidade, 12 de outubro, completou 125 anos. Também destacou a necessidade de aumentar o contato com os demais segmentos da sociedade e, nesse contexto, abordou a relação com os homenageados e os motivos que levaram aos reconhecimentos. “Costumo dizer que o agronegócio é composto por inúmeras variáveis, mas trato uma delas de maneira muito especial: a pesquisa”, afirmou.

O momento de homenagens a instituições que marcaram a história do agronegócio também foi conferida ao Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), pelos cem anos de atuação na formação de profissionais ligados ao setor rural; à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel), pelos 140 anos de ensino e pesquisa voltados ao setor; e à Associação Comercial de Pelotas, pelos 150 anos de atuação para desenvolvimento do município.

Ao fim da solenidade, o governador Eduardo Leite reafirmou compromissos com relação ao agronegócio, como medidas para reservação de água para irrigação, segurança no campo e melhoria da logística de escoamento da produção. No atual contexto de adversidades climáticas, também agradeceu aos produtores rurais pela resiliência e persistência, apesar das dificuldades, e pelos esforços para aumentar produtividade, qualidade e industrialização. E, com relação às homenagens, destacou e parabenizou as diferentes datas comemorativas das instituições. “O que comemoramos é a sobrevivência! Que passamos pelas dificuldades, enfrentamos os problemas e, de forma resiliente, estamos aqui”, finalizou.

A solenidade teve fim com momento de parabéns aos 125 anos da Associação Rural de Pelotas. Também estiveram presentes o prefeito de Pelotas em exercício, Idemar Barz; o deputado federal Daniel Trzeciak; o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel); José Carlos Bachettini Júnior; o reitor do IFSul, Flávio Barbosa Nunes; a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld; o vereador Cristiano Silva, representando a Câmara de Vereadores de Pelotas; entre outras autoridades políticas e representações de entidades do setor.


Mérito Rural e medalha Nunes Vieira

No ano em que celebra 125 anos, a Associação Rural de Pelotas, junto do Sindicato Rural de Pelotas, ainda conferiu o Troféu Mérito Rural - que anualmente reconhece um profissional de destaque em alguma das áreas do setor primário - ao economista e produtor rural Fernando Rechsteiner, atual presidente do Sindicato Rural de Pelotas, pelas contribuições ao desenvolvimento do agronegócio da Região Sul. Já a medalha Doutor Nunes Vieira foi entregue ao advogado, produtor e ex-presidente da Associação Rural, Rodrigo Lopes Gonzales, pelos serviços prestados à entidade. Durante a solenidade, também foi descerrada sua placa de ex-presidente.


Sobre a Expofeira de Pelotas

Realizada de 9 a 15 de outubro, no Parque Ildefonso Simões Lopes, a 97ª Expofeira de Pelotas abriga leilões e animais em exposição, estandes e pavilhão da agricultura familiar, além de shows e apresentações culturais. Pela quarta vez consecutiva, a Embrapa Clima Temperado é co-realizadora do evento e também conta com estande presencial no parque, apresentando suas soluções tecnológicas mais recentes.

“Estar junto com a Associação Rural de Pelotas, Sindicato Rural de Pelotas e tantas outras instituições relevantes do agro nacional nessa quase centenária e relevante feira é uma consagração para a Embrapa, momento em que cumpre a sua missão de proporcionar ao Brasil segurança alimentar e de tornar o país líder no mercado internacional de alimentos, fibras e energia”, acrescenta Pedroso. 

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

homenagemexpofeira