16/10/23 |   Comunicação

Morre Bernardo van Raij, ex-chefe da Embrapa Meio Ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa.

Arquivo Embrapa. - Bernardo van Raij

Bernardo van Raij

É com grande pesar que a Embrapa Meio Ambiente comunica o falecimento de Bernardo van Raij, em Campinas, no dia 15 de outubro de 2023. O pesquisador foi chefe-geral da Unidade de 1998 a 2002.

Para a pesquisadora Deise Capalbo, que foi chefe-adjunta de P&D na sua gestão, ele foi um chefe-geral comprometido com as metas da Embrapa e da Unidade, atento às lideranças internas em todos os níveis e áreas. “Tinha suas verdades mas ouvia com atenção e respeito. Tomava iniciativas visando agregar a Unidade em atividades comunitárias, especialmente em datas marcantes e festivas como o aniversário e a confraternização de Natal. Foi muito construtivo o período em que trabalhamos juntos; me lembrarei dele sempre com muito carinho e respeito pelo profissional exemplar que foi”, destaca Deise.

Para a pesquisadora Nilce Gattaz, que na época era supervisora da Área de Comunicação Empresarial e Negócios (ACN), o trabalho com van Raij foi prazeroso e construtivo em relação a todas as atividades desempenhadas. "Ele valorizava muito a atuação de cada empregado e despendia todo o esforço, como chefe, para que todos crescessem profissionalmente na ACN. É uma grande perda".

Especialista em química e fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação de culturas, foi um dos mais influentes cientistas de sua área, reconhecido internacionalmente. 

Paranaense de Ponta Grossa, van Raij atuou como pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) em Campinas de 1970 até sua aposentadoria, dedicando-se aos estudos de propriedades eletroquímicas do solo, bem como à solução de problemas analíticos do laboratório de solo para fins de levantamento pedológico, contribuindo muito para o desenvolvimento dos levantamentos pedológicos e dos Sistemas de Classificação de Solos Brasileiros.

Van Raij é autor de mais de 150 artigos científicos publicados, nove livros, mais de 40 capítulos de livros, além de ter ministrado aulas e disciplinas em cursos de pós-graduação na Unesp-Jaboticabal, Esalq-USP e Universidade de Cornell, nos EUA. Orientou e coorientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado e pós-doutorado de alunos em cursos de pós-graduação da Esalq, Unesp-Jaboticabal, Unicamp e IAC.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/