20/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Nova “vitrine” para cobertura morta com folhas de coqueiro com gliricídia em Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira - O evento reuniu técnicos extensionistas e produtores de coco com o objetivo de apresentar as tecnologias

O evento reuniu técnicos extensionistas e produtores de coco com o objetivo de apresentar as tecnologias

A Embrapa Tabuleiros Costeiros realizou, em Coruripe, Alagoas, palestras, no dia 17 de outubro, sobre projeto de práticas sustentáveis com o uso de cobertura morta com folhas secas do coqueiro e  gliricídia como adubação verde.

O evento, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Cooperativa Pindorama, reuniu técnicos extensionistas e produtores de coco com o objetivo de apresentar as tecnologias pesquisadas, suas atividades e metas.

Foi abordado o projeto pesquisa e seus objetivos como também a importância da parceria da Cooperativa com a Embrapa e os produtores.

Houve também a visita de área de produtor de coco pré-escolhida pelos técnicos da cooperativa Pindorama segundo critérios repassados pelos pesquisadores para escolha da área e definição do perfil de produtor necessário.  Assim, o grupo se dirigiu a área do produtor Nilo dos Anjos, onde a área foi avaliada e definida como local de instalação de uma “vitrine”, destinada ao público interessado, denominada Unidade de Referência Tecnológica (URT) SEALBA Alagoas.

A área possui 102 tarefas, sendo que destas, 29 são destinadas a produção de coco em sequeiro, tanto solteiro como em consórcio com abacaxi e outras culturas. O grupo discutiu e definiu a melhor formatação para demarcação das plantas e programação para instalação da URT, ação que está prevista para ocorrer no próximo dia 07/11/2023.

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Fernando Cintra destacou os resultados positivos da pesquisa no aumento ou manutenção da produtividade com redução do uso de químicos nas propriedades rurais, redução do volume de água de irrigação e a adubação verde do coqueiro com a leguminosa gliricidia, utilizada como fonte de nitrogênio, em substituição ao uso de fertilizante nitrogenado conferindo, assim, economia ao produtor.

Saiba mais sobre o tema:

Vídeos

Cobertura morta do coqueiro - passo a passo

Gliricídia como fonte de nitrogênio

Boletim de pesquisa
Cobertura morta com folhas de coqueiro-anão para redução do consumo de água de irrigação

Comunicado Técnico

Cobertura morta com folhas secas de coqueiro: alternativa sustentável para sistemas de produção de coqueiro-anão-verde irrigado.

 

Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 40091381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cococoqueirocobertura-morta