25/10/23 |

Assembleia Legislativa do Paraná celebra 50 anos da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: ALEP

ALEP -

Na segunda-feira, 23/10, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu, durante o Grande Expediente, os chefes-gerais das Unidades Embrapa Florestas e Embrapa Soja para uma apresentação sobre a contribuição da empresa para o desenvolvimento do Estado. A ação comemora os 50 anos da instituição e conta, também, com uma exposição no saguão principal da ALEP até o dia 27/10. 

O Deputado Artagão Jr, propositor da homenagem, abriu sua fala reconhecendo a importância nacional e internacional da Embrapa e da ciência para o desenvolvimento do país. O deputado ainda falou sobre as Unidades da Embrapa no Paraná e o impacto de suas tecnologias para o estado. “Sem dúvida, quando falamos da Embrapa, falamos de uma empresa de credibilidade. Por conta do seu passado de entregas de tecnologias, sabemos que podemos continuar acreditando em um futuro cada vez mais inovador, que ajude o estado do Paraná e o Brasil em seu desenvolvimento”.

O chefe-geral da Embrapa Florestas (Colombo/PR), Erich Schaitza, ressaltou o trabalho em rede da Embrapa, com suas 43 Unidades em todo o país, e que esta rede está à disposição para parcerias e desenvolvimento tecnológico em diversos temas. Falando sobre a Unidade que gerencia, Schaitza lembrou que toda propriedade rural tem floresta, seja ela de preservação, seja de produção, e ressaltou a importância dos serviços ambientais que as florestas provêm, aliando a importância do aporte de ciência para garantir condições futuras. 

Schaitza explicou quatro pontos de importância da temática florestal no Paraná: restauração de áreas degradadas; usos na agricultura, como secagem de grãos, camas aviárias, lenha e construções rurais; produção florestal para madeira serrada, construções, papel e celulose, com alta tecnologia; e cultivos de espécies nativas importantes no estado: erva-mate e araucária. “O Paraná tem a indústria de base florestal mais diversificada do país, com alta tecnologia, em cadeias inovadoras, limpas e certificadas, gerando 104 mil empregos diretos”, ressaltou o chefe geral. “E só vamos em frente com tecnologia e parceria”, finalizou.

Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina/PR), pontuou que a soja é uma cultura estratégica, um dos principais produtos do agronegócio brasileiro. No Paraná, 40% do Produto Interno Brasileira (PIB) vem do agro, especialmente das cadeias de soja, madeira, suínos e aves. Dos 80 mil sojicultores paranaenses cadastrados, 80% são de propriedades com menos de 50 hectares. “Para o sucesso desta cadeia, temos aumento da eficiência produtiva, que é resultado de muita ciência. E só conseguimos isso com parcerias. Será possível manter esse tripé sustentável (econômico, ambiental e social) se continuarmos investindo em ciência e tecnologia nos próximos anos”, esclareceu Nepomuceno. 

O chefe-geral da Embrapa Soja pontuou ainda que o Brasil é, hoje, o único país do mundo que consegue fazer fotossíntese 365 dias por ano, produzir grãos, fibras, biocombustíveis e, ainda assim, sequestrar carbono. “Não temos necessidade de aplicar nitrogênio na soja, por exemplo, adotamos a fixação biológica de nitrogênio. Essa solução economiza R$ 38 bilhões, por safra, ao dispensar o uso de químicos. A ciência e a tecnologia nos trouxeram até aqui”, enfatizou.

Além de diversos deputados estaduais, a sessão contou ainda com a presença do Deputado Federal Tião Medeiros; do Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; do Superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná, Cleverson Freitas; e Franke Dijkstra, produtor rural pioneiro do sistema de plantio direto.

Após as homenagens, as equipes de Chefias das duas Unidades da Embrapa se reuniram com deputados interessados em conhecer mais sobre os trabalhos da empresa. No espaço destinado pela ALEP, todos puderam degustar produtos da pesquisa agropecuária, como biscoito de soja, cookies de farinha de pinhão e bolo de erva-mate. No Saguão Principal, durante toda a semana, acontece uma exposição de painéis com a temática “Embrapa 50 anos”.

Katia Pichelli (MTb 3.594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens