27/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Cadeia produtiva da citricultura tem demandas mapeadas em evento realizado em Rio Preto da Eva, AM

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Pesquisador Marcos Garcia falou sobre as tecnologias para citricultura no Amazonas

Pesquisador Marcos Garcia falou sobre as tecnologias para citricultura no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou nesta quinta-feira (26/10), no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital), o Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas com foco na citricultura, tendo por finalidade prospectar demandas para apoiar ações de PD&I e subsidiar políticas públicas. 

Ao todo, participaram mais de 80 produtores rurais, técnicos e empresários voltados à atividade da citricultura, com palestras e trocas de experiências, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), do município.

A pesquisadora Kátia Emídio, chefe-adjunta de P&D da Embrapa Amazônia Ocidental, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância do evento das Cadeias Produtivas que vem sendo realizado desde maio deste ano. “É extremamente importante reunir esse grupo para que a gente possa capturar as demandas e redirecionar as nossas atividades”, comentou.

Ela salientou que a reunião dos envolvidos na cadeia produtiva serviria para abordar s todos os gargalos da atividade, buscando entender a participação e a responsabilidade de cada um na execução e no benefício que podem levar para a melhoria da cadeia produtiva dos citros (laranja, limão, tangerina).

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, foram destinados mais 40 mil mudas de citros de laranja e limão, para os municípios que possuem potencial produtivo na cadeia da citricultura. Além do acesso aos programas do Procalcário e  Promecanização, que visa o melhoramento da terra, buscando um desenvolvimento da produção de forma sustentável.

“Estamos realizando um evento importante, onde nós unimos a pesquisa, o ensino e a extensão rural, com a participação de técnicos do Idam, da sociedade civil, e dos produtores rurais que atuam na cultura da citricultura. O objetivo principal é discutir essa cadeia e levar também informações para esses produtores rurais, para alavancar a atividade na região”, disse Borges.

Na programação, o pesquisador Marcos Garcia, da Embrapa Amazônia Ocidental, fez uma abordagem da história da citricultura no mundo. Disse que o Brasil é o maior produtor mundial de laranjas, que segundo a FAO é de 21% da produção mundial. Falou sobre a produção nacional e a utilização de novas tecnologias, técnicas de manejo, controle de pragas e doenças e de novos porta-enxertos.

Após a palestra houve o Momento Troca de Experiências, quando os produtores de citros Nilson Nunes, Valdelino Cavalcante e Cláudio Decares compartilharam seus conhecimentos e expuseram as principais demandas do setor.

Para sistematizar as informações, houve a participação do Instituto Acariquara que promoveu a dinâmica entre os participantes com a finalidade de elabora a construção coletiva de uma proposta de atuação da cadeia de citros a ser levada às políticas públicas de governo e de pesquisa agropecuária.

O workshop também contou com a participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Agência de Fomento do Amazonas (Afeam); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Banco da Amazônia (Basa); e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Dia de Campo

Dando continuidade à programação, a Sepror, Embrapa e o Idam, realizarão, nesta sexta-feira (27/10), o Dia de Campo da Citricultura, com o foco de aplicar na prática o conhecimento adquirido no primeiro dia de Workshop.

A ação vai ocorrer na Fazenda Progresso, localizada no Ramal do Procópio, km 7,5 em Rio Preto da Eva. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar de perto o ambiente e as práticas citrícolas, favorecendo a troca de informações dos participantes.

Workshops

O Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas prevê outros encontros voltados a diferentes setores produtivos ao longo do ano abordando as cadeias da olericultura, guaraná, mandioca e pecuária sustentável. Além de Rio Preto da Eva, os municípios de Iranduba, Manaus e Manacapuru também receberão o workshop.

O Workshop começou a ser realizado em maio de 2023. Além da citricultura, já foram destacadas as cadeias produtivas da banana, cupuaçu, castanha, abacaxi, piscicultura e açaí, nos municípios Tefé, Rio Preto da Eva, Coari e em Manaus.

 

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

citriculturaworkshoplaranjacadeiras-prioritarias