27/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Laboratórios da Embrapa Tabuleiros Costeiros mantêm conceito A em avaliação da USP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Analista executa procedimento de análise de amostras no Lab. de Nutrição de Plantas

Analista executa procedimento de análise de amostras no Lab. de Nutrição de Plantas

No ciclo 2022-2023, laboratórios da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) mais uma vez receberam conceito ‘A’ na avaliação do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), ligado ao Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba, SP. 

O relatório final da avaliação foi recebido em 20 de outubro, e o índice de acerto nos resultados nas análises das amostras feitas nos Laboratórios de Nutrição de Plantas e Nutrição Animal da Unidade da Embrapa sediada na capital sergipana foi de 85,2%, considerado excelente. 

“É o terceiro ano consecutivo que nossos laboratórios atingem conceito A, e isso é fruto do empenho e qualidade técnica das equipes de suporte à pesquisa”, desta o supervisor de Gestão de Laboratórios Ricardo Coelho. 

Criado em 1982, o PIATV avalia a cada ciclo a qualidade de análises de mais de 160 laboratórios do Brasil e alguns outros países, como o Uruguai. O programa baseia-se no envio aos laboratórios, ao longo do ciclo, de 16 amostras prontas de tecido vegetal para análise dos elementos considerados essenciais na avaliação nutricional das plantas: N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn (em seus teores totais). A nota se baseia no percentual de acerto das análises em relação ao padrão determinado.

Na Embrapa Tabuleiros Costeiros, o Laboratório de Nutrição de Plantas realiza as análises de quase todos os elementos, e o de Nutrição Animal efetua a análise de Nitrogênio. Conduzem as análises no Laboratório de Nutrição de plantas o analista Robson Dantas e o técnico Antônio Fernando de Oliveira. No Laboratório de Nutrição Animal os responsáveis pelas análises são o analista Daniel Oliveira e a técnica Patrícia Santos. 

Para conhecer mais sobre os laboratórios e a estrutura da Embrapa Tabuleiros Costeiros, clique aqui

A cada ano, materiais vegetais das mais variadas culturas são coletados para compor cada uma delas. Os laboratórios devem enviar os resultados de macro e micronutrientes dessas amostras respeitando prazos estabelecidos. Em cada prazo, os resultados de 4 amostras devem ser enviados, dividindo-se assim as análises ao longo do ano. 

A avaliação dos resultados é realizada através de um procedimento estatístico elaborado especialmente para o Programa. Parâmetros como porcentagem de acertos e freqüência de envio de resultados são utilizados para a avaliação final, e a partir daí uma nota é dada. 

Esta nota ou conceito varia de A a D, de acordo com a faixa de porcentagem de acerto do laboratório. Apenas os laboratórios que obtêm conceito A ou B, têm direito a um certificado de aprovação e ao uso dos selos de qualidade no ano seguinte às avaliações dos resultados.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

laboratoriospiatvusp