27/10/23 |   Agroenergia  Agroindústria  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia  ILPF  Agricultura de Baixo Carbono

Cerrado revela diversas possibilidades de inserção na bioeconomia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Painel integrou a programação do VII Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia

Painel integrou a programação do VII Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia

Pilar da agricultura brasileira, o Bioma Cerrado também revela diversas possibilidades de inserção na bioeconomia, com a geração de tecnologias sustentáveis pela pesquisa científica. É o que foi demonstrado no painel “Bioeconomia no Cerrado”, que integrou a programação do VII Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (DF), realizado na Embrapa Sede, em Brasília, entre 24 e 26 de outubro. O Encontro teve o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e o patrocínio da AMR Soluções, da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados (DF), pesquisador Fábio Faleiro, foi um dos palestrantes, juntamente com os pesquisadores Itânia Soares (Embrapa Agroenergia) e Abílio Pacheco (Embrapa Florestas) e do presidente-executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco. 

O painel foi moderado pelo pesquisador Guy de Capdeville, da Embrapa Agroenergia. “Até outro dia, o Cerrado era uma terra improdutiva. Passados 50 anos, é o maior produtor de grãos do planeta. Há uma diversidade biológica enorme no Bioma e a bioeconomia faz todo sentido. Quando se pensa em desenvolvimento e ganhos econômicos para o País, ela é realmente uma força”, comentou.

Fábio Faleiro falou sobre as bases científicas e tecnológicas da agricultura tropical sustentável, focalizando a bioeconomia no Cerrado. Ele destacou a importância econômica, social e ambiental da savana brasileira, que tem área de 207 milhões ha, sendo 139 milhões ha cultiváveis. As culturas anuais ocupam 14 milhões ha, as pastagens cultivadas 61 milhões ha e as culturas perenes 3,5 milhões ha. Com mais de 1 milhão de imóveis rurais de pequeno, médio e grande porte, o Cerrado é um importante produtor de alimentos, fibras e energia, com elevadas contribuições na produção nacional de algodão (86%), sorgo (83%), soja (50%), milho (49%), feijão (43%), cana-de-açúcar (36%) e carne (34%). Além disso, apresenta uma rica biodiversidade de flora e de fauna que, segundo o pesquisador, servem de combustível para a bioeconomia.

Ao falar sobre a importância da bioeconomia para a agricultura sustentável no Cerrado, ele comentou que bioeconomia é um termo novo, mas os princípios científicos, metodológicos e técnicos são antigos, considerando a multidisciplinaridade (biotecnologia, bioenergia, bioinformática, engenharia genética, nanotecnologia, bioquímica, biossegurança, entre outras), bem como as contribuições dos produtos dessas áreas do conhecimento (bioenergia, biofármacos, bioinsumo, bioanálises, biofertilizantes, entre outros) para o desenvolvimento de uma agricultura regenerativa, que diminui a emissão de gases de efeito estufa, que fixa carbono e atue na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Ele lembrou que a conquista do Cerrado teve um papel importante para a revolução na agricultura do Brasil. O cenário agrícola do Bioma até a década de 1970, com solos ácidos e de baixa fertilidade e animais e plantas pouco produtivos. Na época, o País importava alimentos. Em poucas décadas, houve o aumento da produção e da produtividade, sem o aumento expressivo da área. “Hoje, o cenário é de grande produção vegetal e animal, buscando o equilíbrio com o uso racional dos recursos naturais e com a geração de emprego e renda no campo, melhorando a qualidade de vida dos produtores”, comentou, acrescentando que o Brasil se tornou importante produtor de alimentos, sendo atualmente o maior exportador de soja, milho, café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de-açúcar, carne bovina e carne de frango. “Ciência, tecnologia e inovação certamente foram a base dessa conquista, mas sabemos que ela também se deveu às políticas públicas e à força do produtor rural brasileiro, que merece o nosso respeito, admiração e orgulho”, afirmou.

O pesquisador lembrou que a pesquisa agropecuária brasileira está estruturada no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária Brasileira, coordenado pela Embrapa e também composto por organizações públicas de pesquisa agropecuária, instituições públicas de pesquisa, universidades públicas e privadas e organismos financiadores. Nesse sentido, ele falou sobre a Embrapa Cerrados, criada em 1975 para ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos do Bioma Cerrado; desenvolver sistemas de produção vegetal e animal sustentáveis; e realizar a inclusão produtiva, democratizando as tecnologias geradas.

Entre as tecnologias que revolucionaram a produção agropecuária no Cerrado, Faleiro citou a tropicalização da soja, do trigo e da fruticultura; o desenvolvimento de culturas alternativas como o girassol, a cevada e o café; a adaptação de raças bovinas de corte e de leite; cultivares de gramíneas e leguminosas forrageiras; caracterização, manejo e conservação do solo e da água; o manejo integrado de insetos-praga, doenças, nematoides e plantas daninhas; sistemas de integração e a correção da acidez e da fertilidade dos solos, que rendeu à equipe do pesquisador Edson Lobato e ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli o “World Food Prize”, equivalente a um Prêmio Nobel de agricultura e alimentação. Essas e outras tecnologias estão descritas nesta e nesta publicação. Ele também falou sobre a Bioanálise do Solo (BioAS), tecnologia lançada em 2020 para investigação da saúde do solo por meio de dois bioindicadores (enzimas da biota do solo).

O pesquisador destacou a Fixação Biológica de Nitrogênio na soja, que permite uma economia anual de US$ 15 bilhões em adubos nitrogenados. “Este é um bioinsumo desenvolvido nas décadas de 1970 e 1980 que revolucionou a agricultura e até hoje traz benefícios econômicos e ambientais. Uma tecnologia que paga 15 vezes todo o investimento anual na Embrapa. Isso mostra onde a ciência, a tecnologia e a inovação podem chegar”, disse, acrescentando que nos países em desenvolvimento o investimento em ciência e tecnologia na temática da bioeconomia certamente trará resultados impactantes. 

Faleiro comentou sobre a busca do equilíbrio entre agronegócio, sociedade e recursos naturais. “Infelizmente, a mídia às vezes associa a agricultura brasileira àquela agricultura que desmata e usa agrotóxicos em excesso. Reconhecemos que há situações de ocupação antrópica desordenada e de extrativismo predatório, mas isso não pode ser associado à agricultura de base tecnológica e sustentável que buscamos”, afirmou, destacando que a agricultura é a vocação do Brasil. “Temos 6,5 milhões de imóveis rurais no País e a estimativa é de que em 80% deles o produtor não tem uma renda suficiente ao longo do ano. Isso nos motiva a diminuir essas diferenças. Com certeza, a bioeconomia e a produção agropecuária são instrumentos para diminuí-las”, completou. 

Ele ressaltou que o agronegócio é baseado em ciência e tecnologia nacionais, e que o Brasil preserva 66,3% do seu território, sendo a metade desse percentual (33,2%) localizada nas propriedades rurais. “Podemos dizer, com toda clareza, que o produtor rural brasileiro, além de produzir, também ajuda na preservação do ambiente. E isso não existe em nenhum outro lugar do mundo”, comentou.

Entre os novos desafios que exigem novas tecnologias, Faleiro apontou a reutilização de resíduos no contexto da economia circular; o alinhamento das soluções tecnológicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; biomassa, resíduos e energia renovável; novas tendências de consumo e agregação de valor; dados e informações dos recursos naturais; competitividade e sustentabilidade; enfrentamento das mudanças climáticas na agropecuária; e o desenvolvimento regional sustentável e inclusão produtiva, para os quais a bioeconomia tem grande importância. “O Brasil tem uma grande diversidade de produtores, com alta e com baixa capacidade de investimento, e de condições de clima e de solo. Essas particularidades têm que ser consideradas quando se desenvolve tecnologias nas diferentes regiões”, observou o pesquisador.

Faleiro elencou as principais práticas sustentáveis na agricultura – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), plantio direto, descarte de embalagens, recuperação de pastagens, rastreabilidade, manejo da água, bioenergia, manejo integrado de pragas, Fixação Biológica de Nitrogênio e tratamento de resíduos, considerando a potencialidade da agroindústria brasileira. “Será um grande salto quando conseguirmos agregar valor à nossa produção, gerar empregos e renda. A bioeconomia terá um papel importante”, disse. 

Ao final da apresentação, ele trouxe a opinião do cientista americano-indiano Rattan Lai, que propõe que a agricultura brasileira seja o modelo global e diz que o “milagre do Cerrado” é a maior conquista do mundo moderno. “A agricultura brasileira baseada em ciência e em tecnologia realmente é um modelo para o mundo”, comentou Faleiro, também citando a visita do presidente da COP26, Alok Sharma, à Embrapa Cerrados em 2021, quando conheceu práticas sustentáveis como a ILPF e disse que elas precisavam ser divulgadas para o mundo.

Biodigestores em pequenas propriedades

O biogás ocorre naturalmente pela decomposição de matéria orgânica por microrganismos na ausência de oxigênio (digestão anaeróbia). Ele também pode ser produzido em equipamentos conhecidos como biodigestores. “Parece simples, mas a biodigestão ocorre devido a uma associação de seres muito organizados e sistemáticos, pois cada grupo realiza uma destas etapas: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese, que dá origem ao biogás, uma mistura de metano e óxido de carbono, majoritariamente”, explicou Itânia Soares.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, o biogás é bastante versátil. Além de ser usado como fonte de energia térmica e elétrica, ele pode, entre outros usos, ser purificado para ser utilizado como biometano. Outro produto da biodigestão é o digestato, que pode ser empregado como fertilizante. 

Para demonstrar a viabilidade econômica dos biodigestores, ela apresentou informações de um trabalho da pesquisadora Rosana Guiducci, também da Embrapa Agroenergia, a partir de dados do Censo Agropecuário do IBGE sobre o número de produtores por número de cabeças de bovinos. O estudo simulou uma taxa de adoção de 50% da tecnologia e uma produção mensal média de dois botijões de 13 kg. De acordo com a simulação, se metade do grupo de produtores brasileiros com rebanhos de 11 a 100 cabeças (pouco mais de 504 mil estabelecimentos) utilizasse a tecnologia, o valor da produção alcançaria R$ 1,45 bilhão/ano.

“Hoje, o biogás, juntamente com o hidrogênio, está sendo considerado a bola da vez”, disse Soares, apontando que a produção de biogás tem como vantagens o tratamento de dejetos, a geração de energia e de renda, além da obtenção de ganhos ambientais. 

E foi a partir de uma demanda da Secretaria de Agricultura e de uma cooperativa do município goiano de Luziânia que o projeto “Aproveitamento de dejetos bovinos em sistema de biodigestão em propriedades de pequenos produtores de Luziânia (GO)” foi concebido, com o objetivo de instalar três biodigestores e monitorar o seu funcionamento.

Diante da falta de soluções disponíveis para produção de biogás em escala muito pequena, a equipe do projeto teve que construir e instalar o primeiro biodigestor na fazenda de Benedito Cruz, com a participação ativa do produtor. “Precisávamos de uma solução que funcionasse e que fosse barata”, lembrou Soares, relatando os desafios da construção do equipamento, que produz cerca de 2 m3 de biogás/dia.

A pesquisadora informou que o biodigestor não está completamente finalizado e continua sendo monitorado pela equipe do projeto. “Já estamos trabalhando para instalar o segundo equipamento, que será bem diferente dessa configuração. Esperamos ter aprendido com os erros da construção do primeiro para que a construção do segundo e terceiro sistemas dê ainda mais certo. Foi uma grande satisfação trabalhar e ver o equipamento funcionando, é bem diferente do que a gente vê na bancada (de laboratório)”, finalizou a pesquisadora.

Produzindo ambientes produtivos

A inovabilidade do agronegócio brasileiro foi o tema abordado pelo pesquisador Abílio Pacheco, a partir da experiência com o sistema ILPF implantado na Fazenda Boa Vereda, em Cachoeira Dourada (GO), uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) no sistema de integração que tem o apoio de diversas instituições que desenvolvem ações de pesquisa e de transferência de tecnologia na propriedade. “A inovabilidade é uma palavra que representa bem a ILPF, uma tecnologia inovadora e que é muito bem apoiada no tripé da sustentabilidade – os aspectos social, econômico e ambiental”, afirmou.

Segundo vídeo apresentado sobre a fazenda pelo pesquisador, o componente lavoura paga integralmente os custos de implantação do sistema ILPF na propriedade. O ambiente mais fresco proporcionado pelas árvores reduz entre 20% e 30% o consumo de água pelos animais, que têm um comportamento mais dócil no ambiente arborizado. Também foi constatada melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo e na perenização dos recursos hídricos. Cerca de 13 t/ha de carbono são fixadas anualmente pelo sistema, que é uma tecnologia mitigadora de gases de efeito estufa. Com isso, a fazenda tem produzido carne carbono neutro certificada. Além disso, o uso de espécies de árvores nativas nos sistemas integrados proporcionou grande impacto na conservação da biodiversidade.

Pacheco detalhou o histórico da implantação do sistema na fazenda, que inicialmente produzia apenas 4@/ha/ano, abaixo da média nacional (cerca de 7@/ha/ano). Entre arrendar a área para o plantio de cana-de-açúcar, muito presente na região, e apender a usar a terra de modo mais eficiente, ele escolheu a segunda opção. Segundo o pesquisador, para mudar de sistemas convencionais para a ILPF, é preciso adequar e buscar conhecimento sobre o cultivo de grãos, tecnificar a atividade pecuária, introduzir o componente arbóreo e identificar o melhor arranjo espacial do sistema integrado.

A soja plantada na área de pastagem degradada foi colhida após 101 dias. “Essa cultivar de soja precisa ser de ciclo curto para se ter mais tempo de implantar o componente arbóreo na sequência”, explicou. Em seguida, o solo foi preparado para o plantio manual das mudas de eucalipto. Foram plantadas 333 árvores/ha, com uma linha a cada 15 m. “O que define o arranjo das árvores é o mercado. Tudo tem um ciclo”, disse, lembrando a variação de preços da madeira e da arroba do boi. 

Após um ano, foi plantada a segunda safra de soja entre as árvores, e o herbicida foi manejado de modo a minimizar danos no componente arbóreo. Colhida a soja, a forrageira (Panicum maximum BRS Quênia) foi plantada e adubada, e os animais entraram no sistema um ano e seis meses após a implantação. Nos anos seguintes, em vez de soja, foi plantado milho junto com o capim, o que, segundo o pesquisador, diminuiu custos, melhorou o estabelecimento da pastagem e antecipou em três meses a entrada dos animais. 

Como resultado, o sistema produziu 18@/ha/ano e 45 m2/ha/ano de madeira. A margem líquida já no primeiro ano de implantação foi de R$ 312,10/ha. Além disso, trouxe conforto térmico aos animais, com redução de até 4°C na temperatura sob as árvores e da velocidade do vento para 1,5 km/h, mantendo a pastagem verde por mais tempo; e entre 2009 e 2017, houve melhora nas qualidades químicas do solo. 
“A grande vantagem do componente agrícola é que, primeiro, ele traz diversidade; segundo, é preciso dar o prazo de um ano para a muda crescer e escapar do possível dano pelo animal; e o melhor de tudo: os grãos pagam totalmente a implantação da tecnologia e a renovação da pastagem”, disse Pacheco. 

O pesquisador disse não ver razão para o produtor de leite ou de carne não produzir madeira e carne ou leite e madeira na propriedade. “É um casamento perfeito. Ao adotar esse sistema, você transforma a propriedade num prédio de dois andares. No térreo, os animais ficam pastando, e no primeiro andar, as árvores fazem fotossíntese e produzem madeira”, comparou.

Os aprendizados no campo fizeram Pacheco mudar o arranjo de árvores do sistema. “333 árvores/ha é pouco se o m3 está R$ 150, o que determina é o econômico. Então, passamos para três linhas (de árvores)”, explicou acrescentando que as mudanças também buscaram melhor formação da pastagem, flexibilidade no cultivo de plantas perenes, redução do efeito da sombra na produção da forrageira, além de maior eficiência e combate a incêndios florestais. 

Para o pesquisador, o grande desafio da humanidade é encontrar um sistema de produção que produza mais e garanta a terra produtiva para as gerações futuras. “No meu ponto de vista, esse sistema é a ILPF. Qual sistema faz tudo isso e o solo ainda fica melhor?”, indagou, lembrando-se da apresentação de um produtor de Cristalina (GO). “Ele terminou dizendo: ‘a fazenda produz feijão, trigo, boi, soja. Mas se vocês forem lá e encontrarem meu avô, ele vai responder que ela produz ambientes produtivos’. Se você trabalhar no campo preocupado em produzir ambientes produtivos, a chance de as coisas darem certo é muito grande”, aconselhou.

Pacheco também comentou sobre outros trabalhos, como o realizado em Quirinópolis (GO) com pequenos produtores de leite e a Emater Goiás a partir de 2016, que passaram a também produzir madeira nas propriedades após 24 meses de implantação do sistema de integração Pecuária-Floresta. Em Morrinhos (GO), em parceria com o Instituto Federal Goiano, foi desenvolvido um trabalho de melhoramento genético de eucalipto em ILPF com testes com os 40 melhores clones do Brasil e de progênies. 

O trabalho na Fazenda Boa Vereda rendeu o Prêmio von Martius de Sustentabilidade, concedido pela Câmara Brasil-Alemanha, e o Prêmio Fazenda Sustentável, da Revista Globo Rural, ambos em 2015. “Esse tipo de prêmio nos firma na posição e mostra que estamos no caminho certo. Quando somos pioneiros, não temos muita segurança, é o tempo que revela se tomamos a decisão certa”, comentou.

Etanol de milho e a economia circular

“Depois do plantio direto e da rotação de culturas, a próxima onda de crescimento econômico e de desenvolvimento no Cerrado é a agroindustrialização”, destacou o presidente executivo da UNEM, Guilherme Nolasco. "Temos enormes excedentes exportáveis e podemos transformar grãos em riquezas, empregos, valorização ao produtor para que ele tenha capacidade de investimento e impostos para manter os serviços básicos e a infraestrutura, além de criar grandes oportunidades de negócios na economia circular”, completou.

Nesse sentido, ele apresentou informações sobre a indústria do etanol de milho no Brasil e a geração de possibilidades em economia circular no Cerrado. O País conta atualmente com 20 usinas de etanol de milho em operação – 11 em Mato Grosso, seis em Goiás, uma em Mato Grosso do Sul, uma em São Paulo e uma no Paraná –, sendo que outras nove estão projetadas ou programadas para construção no Mato Grosso, em Tocantins, na Bahia, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul e deverão produzir etanol de milho e de outros cereais. 

O Cerrado concentra 70% da produção nacional de milho, que na safra 2022/2023 foi de 4,39 milhões m3 e pode alcançar 10,88 milhões m3 na safra 2031/2032, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Até 2017, não existia nada e neste ano devemos produzir 6 milhões m3 de etanol de milho, o que já representa 22% da produção total de etanol do País”, disse Nolasco, acrescentando que para produzir esse volume são retiradas 16 milhões t de milho, sem prejuízo para a produção de alimentos e outras cadeias de negócio. “Ainda temos mais de 50 milhões t exportadas nesta safra. Estamos simplesmente retirando milho do navio e transformando-o em riquezas”, disse. 

O executivo destacou o incentivo ao cultivo do milho safrinha para produção de etanol. “No mesmo lugar onde se planta a soja, se planta o milho. Pela previsibilidade desse setor, o produtor tem conseguido fazer investimentos fortes para aproveitar uma janela de plantio que é curta. Temos incentivado o aumento da área plantada de segunda safra, num ciclo virtuoso de aumento da produção e oferta de grãos sem avançar sobre novas áreas”.

Com 1 t de milho, é possível produzir 440 L de etanol, 221,9 kg de grãos de destilaria (os DDGs, usados na dieta animal), 16,9 kg de óleo de milho e, ainda, co-gerar 42,2 KWh de bioeletricidade com o uso de 424 kg de cavaco de madeira de eucalipto. “Há toda uma economia circular gerada de pecuária, agricultura, suinocultura sobre excedentes exportáveis”, comentou Nolasco, informando que está em desenvolvimento o primeiro projeto brasileiro para captura e armazenamento do gás carbônico (CO2) resultante da fermentação do milho no processo de produção do etanol. “Conseguimos extrair um CO2 com 98% de pureza, que será injetado a 2 mil m de profundidade, em solos com características esponjosas. O etanol de milho brasileiro passará a ter uma pegada de carbono negativa, o que vai ao encontro das metas de descarbonização do País”, projetou.

Ao mostrar um gráfico sobre a evolução da produção nacional de milho nos últimos 17 anos, o executivo apontou que a área plantada pouco cresceu frente ao aumento da produtividade. A safra estimada pelo Imea em setembro de 2023 é de 133,13 milhões t produzidas em 22,26 milhões ha, ante 42,51 milhões t colhidas em 12,96 milhões ha na safra 2005/2006. “Há a possibilidade de chegarmos a 200 milhões t facilmente, apenas expandindo a área de segunda safra e em ganhos de produtividade. O Brasil pode sim ser um líder mundial na produção de milho, de biocombustível e outros alimentos”, afirmou o executivo, também apresentando a evolução da produção de milho de segunda safra no Mato Grosso, cuja produção cresceu 50% nos últimos seis anos, alcançando 45,5 milhões t em 7,4 milhões ha na safra 2022/2023, de acordo com estimativas, enquanto o aumento da área plantada foi muito menor.

“Com esses números, precisamos construir narrativas para mostrar ao mundo que o etanol de milho brasileiro não é alimento versus combustível. É um círculo diferente, em que estamos estimulando o aumento do plantio do milho de segunda safra e o aumento da produtividade”, disse Nolasco, lembrando que os DDGs, por sua vez, contribuem para produção pecuária com a produção de mais carne em menos espaço, reduzindo o ciclo do animal e liberando áreas de pastagem de baixa produtividade para o cultivo de grãos.

O presidente executivo da UNEM explicou que a produção em escala do etanol de milho em Mato Grosso tem transformado a dinâmica de uso do solo no Estado: as áreas de pastagens para a pecuária extensiva estão dando lugar às lavouras de grãos e às florestas plantadas. A área com a pecuária é reduzida, porém o uso se torna mais intensificado – em 2008, a área de pastagem era de 25,49 milhões ha, passando para 17,88 milhões ha em 2021, enquanto o rebanho bovino cresceu de 25,93 milhões para 32,77 milhões de cabeças, de acordo com o Imea. Além disso, a proporção de bovinos abatidos com menos de 36 meses passou de 48,9% em 2005 para 72% em 2023, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.

Nolasco apresentou um estudo publicado na revista Nature sobre os impactos socioambientais do etanol de milho de segunda safra no Brasil. A pesquisa aponta que a pegada de carbono do biocombustível é de 20 g CO2 eq/MJ, enquanto a da gasolina é 87,4 g CO2 eq/MJ. “E quando incorporamos todo o ciclo de vida do etanol de milho de segunda safra, podemos chegar a uma pegada de 9,5 g CO2 eq/MJ. Essa produção tem um enorme potencial para as estratégias de transição energética e descarbonização da matriz de mobilidade do nosso país”, afirmou, apontando que, de acordo com projeções do setor energético, a produção do etanol de milho deverá evitar a emissão de até 10 milhões t de carbono em 2030.

Para o executivo, a integração de cadeias de negócios como florestas plantadas, produção de grãos, fibras, alimentos e biocombustíveis representa a segunda virada da economia do Cerrado. “Temos muito a fazer, aumentando em produção sem a necessidade de avançar sobre novas áreas de exploração, que é o que o mundo precisa”, finalizou.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cerradoagroenergiapesquisainovacaocursos-e-eventosbioeconomia