30/10/23 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia

Ufla e Embrapa realizam evento internacional sobre amendoim forrageiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a cidade mineira de Lavras receberá um evento sobre o futuro sustentável da pecuária. O departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam o 1º Simpósio Internacional sobre o Uso de Leguminosas em Pastagem, o Simpleg, programado para acontecer no Salão de Convenções da Universidade. Os interessados podem realizar as inscrições e obter mais detalhes sobre o simpósio no site oficial https://www.even3.com.br/simpleg.

"O Simpleg representa um marco importante na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a pecuária nacional. A colaboração entre instituições de renome impulsiona o avanço tecnológico e científico em um setor crucial para o desenvolvimento do país", enfatiza Daniel Lambertucci, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Acre.

O evento tem o objetivo de ser uma plataforma para discussão e aprendizado, reunindo pesquisadores e especialistas, tanto do Brasil quanto do exterior, para explorar e compartilhar práticas inovadoras relacionadas ao uso do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) na pecuária moderna. Reconhecido por sua capacidade de enriquecer o solo, aumentar a produção de forragem, melhorar a nutrição animal e diminuir a emissão de Gases de Efeito Estufa - GEE, o amendoim forrageiro emerge como uma solução crucial para impulsionar a sustentabilidade e a produtividade no setor pecuário.

Com uma programação repleta de 12 palestras informativas e um Dia de Campo, o simpósio busca reunir profissionais, estudantes e produtores de diversas regiões do país para aprofundar a compreensão e a adoção prática do amendoim forrageiro no consórcio de pastagens.

Para mais informações, entre em contato com a equipe organizadora em simpleg@ufla.br.

 

Amendoins forrageiros

A Embrapa Acre desenvolveu duas cultivares de amendoim forrageiro, a BRS Mandobi, que pode ser propagada por sementes também, e a BRS Oquira,  propagada por mudas. O objetivo é  viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável. A BRS Oquira pode ser cultivada nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. O esforço é fruto do resultado de quinze anos de estudos da Embrapa, no âmbito do Programa de Melhoramento Genético do Amendoim Forrageiro.

As cultivares ainda apresentam alta capacidade para associação duradoura com gramíneas, semelhante à do trevo-branco, a qual é a leguminosa mais usada no mundo para formação de pastos consorciados.

 

1º Simpósio Internacional sobre o Uso de Leguminosas em Pastagem - Simpleg

Data: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Local: Universidade Federal de Lavras, Ufla – Lavras/MG

Site: https://www.even3.com.br/simpleg

Instagram: simpleg_pastagens

 

 

Fabiano Estanislau (Mtb 453-AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 - 3212-3262

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoamendoim-forrageiroconsorcio-de-pastagenscursos-e-eventos