31/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Assembleia Legislativa celebra Dia do Engenheiro Agrônomo; pesquisador da Embrapa esteve entre os homenageados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Lindemberg Mesquita, de blazer azul, foi um dos homenageados pela Alece por seus mais de 40 anos dedicados à agronomia

Lindemberg Mesquita, de blazer azul, foi um dos homenageados pela Alece por seus mais de 40 anos dedicados à agronomia

A Embrapa é constituída por diversos profissionais responsáveis por trazer inovação à ciência. Em alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo (10 de outubro), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou uma Sessão Solene no dia 19 de outubro para celebrar a data especial. Com a presença de agrônomos, parlamentares, secretários de governo e pesquisadores, a ocasião homenageou grandes profissionais do Estado .

A Embrapa Agroindústria Tropical foi representada pelo pesquisador Antônio Lindemberg Martins Mesquita, indicado pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) à banca que instituiu os homenageados da Sessão. Engenheiro agrônomo há 45 anos, Lindemberg Mesquita formou-se pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1978. Mestre em Fitotecnia, também pela UFC, cursou doutorado em Ciências Agronômicas na École Nationale Supérieure Agronomique de Montpellier, na França. Pesquisador da Embrapa há mais de quatro décadas, Mesquita tem experiência ampla em Entomologia Agrícola, atuando em temas como o manejo de pragas e doenças em espécies frutíferas.

Seus anos dedicados à pesquisa científica renderam mais de 300 artigos técnico-científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Como disseminador de conhecimento, Lindemberg Mesquita apresentou mais de 350 cursos de capacitação para produtores e técnicos. Além disso, foi Chefe Adjunto Técnico da Embrapa Agroindústria Tropical entre 1990 e 1993, na época do Centro Nacional de Pesquisa de Caju (CNPCa).

“Esse reconhecimento, sobretudo quando vem de nossos pares, conta muito. Foi uma indicação feita por uma comissão de vários órgãos como a Associação dos Engenheiros Agrônomos e Confederação dos Engenheiros Agrônomos. Na homenagem, havia pessoas que foram meus professores na época da Escola de Agronomia. Ser homenageado juntamente com esses colegas conta muito para mim”, comenta Lindemberg Mesquita.
Na ocasião, foram homenageados outros 19 engenheiros agrônomos, pertencentes a diversos órgãos e instituições de fomento à agropecuária, meio ambiente e pesquisa científica.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/