31/10/23 |   Pesca e aquicultura

Senador Alessandro buscará fortalecer pesquisas com maricultura em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Senador (de camisa azul) destacou importância de investimentos em ciência e tecnologia

Senador (de camisa azul) destacou importância de investimentos em ciência e tecnologia

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu, na manhã de terça (31), o senador Alessandro Vieira, por Sergipe, para conhecer de perto as pesquisas da Unidade na área de maricultura (cultivo de organismos e animais marinhos). 

O parlamentar estava acompanhado por membros de sua assessoria, e foi recebido pelos chefes-adjuntos Paulo Carvalho, Viviane Talamini a Tânia Medeiros, respectivamente, de Administração, Pesquisa e Desenvolvimemnto e Transferência de Tecnologia. Vieira ocupa atualmente a posição de coordenador da Bancada de Sergipe no Congresso Nacional, e se mostrou comprometido com a busca de recursos de emendas parlamentares para o fortalecimento das pesquisas em maricultura na Unidade da Embrapa.

A principal demanda é o avanço das obras do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar), iniciadas em 2020 e que necessitam de cerca de R$ 1,6 milhão para sua conclusão. “Na condição de coordenador da Bancada, vejo como um caminho mais viável o diálogo com nossos parlamentares para que submetam propostas de emendas individuais que, somadas, alcancem o valor necessário”, adiantou o senador. 

Alessandro assistiu a uma apresentação da agenda de pesquisas da Unidade pela chefe Viviane Talamini, e da agenda de maricultura, feita pelo pesquisador Carlos Alberto da Silva, coordenador técnico da implantação do Lapimar.

Em seguida, o parlamentar conheceu de perto a obra do Lapimar, cuja estrutura predial está finalizada, e restam a aquisição de equipamentos e instalações para início das atividades de pesquisa, que promoverão o avanço do conhecimento e novas tecnologias para o desenvolvimento das cadeias do peixe, camarão, moluscos e outras atividades de aquicultura.

“Como agente público, acredito fortemente que não se pode atingir o desenvolvimento de forma sustentável e duradoura sem investimentos sólidos em conhecimento, e a Embrapa tem uma longa e rica história de protagonismo no desenvolvimento do Brasil, que precisa ser resgatada e fortalecida”, defendeu o senador.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sergipeaquiculturaemendas-parlamentareslapimarmariculturacongresso-nacionalsenado