01/11/23 |   Comunicação

Dia do Agrônomo: embrapianos recebem homenagem na CLDF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Warley Nascimento e Alice Quezado receberam moções de louvor na CLDF

Warley Nascimento e Alice Quezado receberam moções de louvor na CLDF

A última segunda-feira (30/10) marcou uma data importante para boa parte dos embrapianos: a comemoração dos 90 anos da regulamentação da profissão de Engenheiro Agrônomo e dos 56 anos da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal (AEADF). Em Brasília, a homenagem contou com uma solenidade especial na Câmara Legislativa do DF, iniciativa do deputado distrital Thiago Manzoni (PL) em reconhecimento à “imprescindível contribuição da categoria na regulação e desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira”.

Manzoni acrescentou que os engenheiros agrônomos se destacam no planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas, bem como na aplicação de técnicas de melhoramento do plantio, combate a pragas, colheita e armazenamento. Entre os homenageados em plenário, dois profissionais da Embrapa Hortaliças receberam moções de louvor: o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, e a pesquisadora Alice Quezado.

“Esse reconhecimento valida todo o meu trabalho, minha paixão e dedicação durante os 40 anos de formação em engenharia agronômica, seja como pesquisador, professor credenciado da UnB e mais recentemente, como gestor da Embrapa Hortaliças”, destacou Nascimento.

Já Alice Quezado ressaltou que foi gratificante receber a homenagem pela atuação como engenheira agrônoma. “É uma honraria que compartilho com todos os colegas pesquisadores que rotineiramente contribuem na formação dos novos engenheiros agrônomos e no aprimoramento, em suas especialidades, dos que já se encontram no mercado de trabalho e dessa forma para o desenvolvimento da agricultura brasileira”, assinalou.

Durante a sessão solene, em um momento simbólico, ocorreu a assinatura da ficha de filiação à AEADF por Eliseu Alves, engenheiro agrônomo de 92 anos e um dos pioneiros da Embrapa, em homenagem aos 90 anos do Decreto Federal 23.196/1933, que regulamentou a profissão de engenheiro agrônomo no Brasil.

 

Potência

No requerimento do evento, o deputado distrital Thiago Manzoni justificou que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, de acordo com dados dos últimos anos:

“O maior exportador mundial de soja do planeta (91 milhões de toneladas); terceiro maior produtor de milho e feijão (105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente); mais de um terço da produção mundial de açúcar é gerado aqui, liderança absoluta no produto; e o maior volume de carne bovina exportada do mundo (2,5 milhões de toneladas)”, conclui o parlamentar.

 

Inspiração

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, Antônio Queiroz Barreto, ressatou que "nestes vastos cerrados do Planalto Central, sob a inspiração do desafio de consolidação da Capital Federal, surgiu, em 23 de maio de 1967, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal com missão de integrar os profissionais da Agronomia".

De acordo com ele, neste ano em que a entidade completou 56 anos (23 de maio), por meio da Deliberação da Diretoria Executiva Mandato 2023/2024, criou-se a Comenda do Mérito Agronômico Brasiliense para homenagear o Engenheiro Agrônomo em seis categorias: Professor; Pesquisador; Extensionista; Associativista; Empreendedor; e Sociedade, entregues na Solenidade em comemoração dos 90 anos da regulamentação da profissão do Engenheiro Agrônomo no Brasil.

 

Presenças

Participaram ainda da solenidade o a Deputada Federal Bia Kicis (PL/DF); o secretário de agricultura do DF, Fernando Antonio Rodriguez; o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o presidente do CONFEA, Evânio Nicoleit; o vice-presidente da Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Francisco das Chagas da Silva Lira; o presidente da associação dos engenheiros agrônomos do DF (AEADF), Antônio Queiroz Barreto; o presidente do CREA-DF, Brasil Américo Louly Campos; o diretor geral da MÚTUA-DF, Antônio José Oliveira Lima; e o secretário-executivo adjunto Cleber Oliveira Soares, representando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

 

 

Com informações da Agência CLDF.

Eduardo Pinho (MtB/GO - 1073)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 9 8203-0676

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-hortalicasdia-do-agronomocldf