03/11/23 |

Estação de Tratamento de Água (ETA) é inaugurada em área na ETB

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima - A estrutura possui oito mil metros quadrados, com reservatório de água tratada com capacidade para armazenar até 200 mil litros.

A estrutura possui oito mil metros quadrados, com reservatório de água tratada com capacidade para armazenar até 200 mil litros.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Embrapa foi entregue pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no fim do mês de outubro. A estrutura, orçada em 5,5 milhões de reais, foi construída em área cedida pela Embrapa Clima Temperado (RS) na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão (RS). 

O convênio firmado prevê quota mensal de água já tratada para a Embrapa. Antes, a água captada do Canal São Gonçalo era tratada pela própria equipe da Embrapa para abastecer a infraestrutura da pesquisa e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A partir de agora, a nova rede passa a abastecer de forma independente o campus da UFPel, além de atender a comunidade do Jardim América, no Capão do Leão.

Inauguração

Participaram do ato de inauguração oficial, no dia 26, o superintendente da Regional Sul da Corsan, Mário Silva; o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt; a vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva; e o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira. “É o momento da realização de um sonho nosso, porque água é vida. Com essa água, muitos dos nossos problemas serão resolvidos”, celebrou Pedroso. 

Além de autoridades e lideranças regionais, também estiveram presentes na cerimônia os chefes-adjuntos de Administração e de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Carlos Leandro Barneche e Gustavo Heiden, respectivamente; e o coordenador-técnico da ETB, André Andres.

Sobre a estrutura

A nova ETA Embrapa teve sua construção iniciada em 2014. A estrutura possui oito mil metros quadrados, com reservatório de água tratada com capacidade para armazenar até 200 mil litros. Segundo a Corsan, o volume é suficiente para abastecer 400 imóveis em 24 horas. A expectativa é que a estrutura atenda mais de 20 mil pessoas, entre empregados da Embrapa, servidores e alunos da UFPel e moradores do Jardim América. A ETA também conta com tratamento de efluentes (resíduos).

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 32758113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens