03/11/23 |   Produção animal

Pecuária: Dia de campo apresentará alternativa de forrageira para recuperação de pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa -

BRS Quênia: opção forrageira para recuperação das áreas de pastagens degradadas

 

A Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, realiza o Dia de Campo Sistema sustentável de produção de bovinos a pasto no dia 10 de novembro, em Ouro Preto do Oeste, localizada na BR 364 - km 369 - à direita, sentido Ji-Paraná, próximo ao Center/Emater. As inscrições serão gratuitas e realizadas no local.

O destaque será para a BRS Quênia, que será apresentada após passar por um período de avaliação de três anos em uma área de produção em Rondônia. Segundo o pesquisador Paulo Moreira, essa variedade de forrageira é uma alternativa para recuperação das áreas de pastagens degradadas. “Uma excelente opção de forrageira (capim) pouco conhecida aqui, onde temos 60% de área de pastagens com algum nível de degradação: que varia de severa (12%) a moderada (47%). Aí vem a importância da Embrapa apresentar, por meio de um dia de campo, para pecuaristas de Rondônia essa e outras tecnologias para a pecuária de corte e leiteira”.

Os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para outros temas relevantes, uma das estações abordará a importância do pastejo no suplemento nutricional de bovinos, fornecendo informações sobre como otimizar essa prática para atingir os melhores resultados. Outra estação tratará da qualidade das sementes de forrageiras, serão compartilhadas informações sobre os critérios de seleção de sementes e as melhores práticas de plantio e manejo. Por fim, também será abordada a nutrição mineral para bovinos, os participantes terão acesso a informações sobre as necessidades nutricionais dos bovinos e como suprir essas demandas por meio da suplementação mineral adequada.

O evento será realizado na propriedade do produtor rural Paulo César da Costa, parceiro da Embrapa. “É importante divulgar as vantagens da BRS Quênia e trazer alternativas de crescimento e desenvolvimento para a atividade pecuária. Além de fazer novos amigos, será uma oportunidade de divulgar ainda mais o meu sítio, já que tenho planos futuros de criar uma vitrine de gado e capim também".

Realização e Parcerias

O dia de campo Sistema sustentável de produção de bovinos a pasto é uma realização da Embrapa Rondônia em parceria da Unipasto e conta com o apoio da Casa do Adubo, SENAR, EMATER, Machadão, Tortuga, Boasafra, FIAT- GIMA e Cresol.

Este evento faz parte do projeto Pesquisa e Transferência de tecnologias para o fortalecimento da pecuária de leite em Rondônia - Transtec, que busca realizar pesquisas científicas e ações de transferência de tecnologias para melhorar a produção pecuária em Rondônia. 

Serviço:

Evento: Dia de Campo Sistema sustentável de produção de bovinos a pasto

Data: 10 novembro de 2023

Horário: a partir das 8h30

Local: Propriedade do Sr. Paulo - Ouro Preto do Oeste- RO - Próximo ao Center/Emater

Endereço:  Rod.BR 364, Km 369. À direita, sentido Ji-Paraná

Inscrição: no local, gratuita

Contatos para a imprensa:

E-mail: cpafro.nco@embrapa.br

Telefone: (69)3219-5011 - (69) 99974-6649 Dulcinéa

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69)3219-5011

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pecuariaeventobrs-queniaforrageira