06/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Jornada científica começa nesta 4ª feira com as megatendências da agropecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lilian Alves

Lilian Alves - A demanda por tecnologia da informação tende a aumentar cada vez mais na agropecuária

A demanda por tecnologia da informação tende a aumentar cada vez mais na agropecuária

Megatendências da agropecuária é o tema da palestra (virtual) de abertura da nona versão da Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Meio-Norte, que começa na manhã desta quarta-feira, 8, em Teresina, no Piauí. A pesquisadora Sílvia Kanadani Campos, da Superintendência de Estratégia, da Embrapa sede, será a palestrante. O pesquisador Kaesel Damasceno será o moderador. O link de transmissão, pelo canal da Embrapa no Youtube, é https://www.youtube.com/watch?v=Hmn8Fv8V23o. O evento começa com a apresentação do Grupo instrumental do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). Ainda dá tempo de participar da jornada. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada23.

A palestra seguinte, também virtual e através do link acima, vai focar as Habilidades emocionais essenciais para o profissional do futuro. A palestrante é a coordenadora de carreira IDB e gestora de projetos do INVESTE-PI, Jannayna Tavares. A moderadora será a pesquisadora Danielle Ribeiro Azevêdo. À tarde, a partir das 14 horas, no auditório da Unidade, de forma presencial, começa a apresentação dos trabalhos científicos dos estudantes.

Na quinta-feira, 9, o evento começa às 8:45 horas, também de forma virtual e pelo link https://www.youtube.com/watch?v=uGjGLj7Pxak, com a mesa-redonda Inteligência Artificial e Ética na Pesquisa Científica, com a participação dos professores Renan Moritz Varnier Rodrigues Almeida e Frederico Caetano Jandre de Assis Tavares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador Aderson Andrade Junior será o mediador.

"Eu passei por aqui"

Logo depois, a pesquisadora Poliana Fernanda Giachetto, da Embrapa Agricultura Digital, fala sobre Aplicações da bioinformática no setor agropecuário. A moderação vai ser feita pelo pesquisador Paulo Sarmanho da Costa Lima. A palestra será virtual e transmitida pelo link acima. À tarde, sempre começando às 14 horas, e de forma presencial, recomeçam as apresentações dos trabalhos científicos pelos estudantes.

O último dia da jornada científica, sexta-feira, 10, será movimentado com duas mesas-redondas, uma palestra e a premiação dos trabalhos científicos. A primeira mesa-redonda começa às 8:45 horas, com o tema Pesquisa básica e aplicada: inovação e empreendedorismo na agropecuária. O primeiro palestrante, Marcelo Oliveira Rodrigues, professor da Universidade de Brasília  (UnB) estará presente ao evento. O segundo, Flávio de Oliveira Francisco, CEO da  Petbiomas e da GenoBiomas Biotecnologia participará virtualmente através do link  https://www.youtube.com/watch?v=pWzvCeJVPec. A pesquisadora Teresa Herr Viola vai moderar a mesa.

Ainda pela manhã, também de forma virtual e através do link acima, será a vez do pesquisador Ednaldo José Ferreira, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, falar sobre Ciência de dados e inteligência artificial para o desenvolvimento de um Agro tropical inteligente. O moderador será pesquisador Luiz Fernando Leite.

O momento mais esperado do dia previsto na programação começa à tarde, a partir das 14 horas, de forma presencial, no auditório central da Unidade, será a mesa-redonda Eu passei por aqui: relato de profissionais das ciências agrárias que foram estagiários e bolsistas na Embrapa Meio-Norte. Participam Francelino Neiva Rodrigues, ex-bolsista, médico-veterinário e hoje professor do IFPI;  Vanessa Gomes de Moura – ex-bolsista, bióloga e também professora do IFPI; e Artemisa Nazaré Costa Artemisa Nazaré Costa Borges Martins – ex-bolsista, bióloga e professora do IFMA. A psicóloga organizacional e professora Marielle Baia será a moderadora. O evento termina com a premiação dos trabalhos científicos.

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cienciatecnologiajornada-cientificaeventoestudantesalunosembrapa-meio-norte