06/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Emenda parlamentar qualifica matrizeiros de frutas de caroço e citros e investe em projeto de manejo sustentável de capivaras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima - O deputado federal é acompanhado pelo chefe de P&D, Gustavo Heiden, e o pesquisador Luis Suita de Castro em estruturas de estufas experimentais que foram qualificadas por meio tambem de emendas parlamentares para matrizeiros de cultivares na Embrapa.

O deputado federal é acompanhado pelo chefe de P&D, Gustavo Heiden, e o pesquisador Luis Suita de Castro em estruturas de estufas experimentais que foram qualificadas por meio tambem de emendas parlamentares para matrizeiros de cultivares na Embrapa.

Na manhã do dia 31 de outubro, o deputado federal Afonso Hamm reuniu-se com Gustavo Heiden, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, da Embrapa Clima Temperado, para cumprir agenda de acompanhamento de investimentos de recursos de emenda parlamentar, executada em 2023 para qualificação das estruturas de borbulheiras e matrizeiros de prunus e citros, e proposição de nova emenda para 2024 com ações de manejo sustentável de capivaras.

A programação envolveu o reconhecimento das pesquisas em curso nos ambientes experimentais protegidos e construção de projeto de manejo sustentável de capivaras junto a produtores e representantes da sociedade civil, pesquisadores da área e a gestão da Unidade de Pesquisas, em sua sede, em Pelotas.

Com a emenda parlamentar receberam melhorias as estruturas básicas para produção de matrizes de frutas de caroço - pêssego e ameixa - e também citros. A importância da manutenção de matrizeiros é para produção e guarda de plantas de alta sanidade, livres de doenças e vírus, em isolamento total, os quais são disponibilizados para viveiristas parceiros, e posteriormente, cheguem aos produtores, que serão os responsáveis em multiplicar e vender mudas para os produtores investidores em pomares.

“Com esse trabalho conseguimos que a produtividade das plantas seja muito mais elevada, pois não há desgaste de energia dessas plantas com doenças e bactérias. O produtor sai com um material de genética muito precisa, de alta qualidade e com uma confiança de saber o que estará investindo na sua propriedade”, explicou o pesquisador responsável pelos matrizeiros, Luis Suita de Castro.

Há cerca de 21 anos, o deputado Afonso Hamm acompanhou o então ministro Pratini de Moraes, para qualificar seis estruturas de estufas experimentais de matrizeiros de cultivares na Embrapa. O pesquisador Luis Suita de Castro reapresentou os espaços, onde pode-se observar a manutenção da qualidade dos locais destinados às atividades de PD&I. “Desde aquela época as respostas aos resultados das pesquisas aumentaram, os recursos investidos foram bem aplicados e estão disponíveis com acesso a interessados”, disse.

“Estou feliz em ver os resultados de alocar um recurso na ordem de 168 mil reais para melhorias e qualificação de espaços de pesquisa e matrizeiros em prunus e citros. Em seguimento às ações de apoio à pesquisa na Embrapa Clima Temperado, vamos destinar 100 mil reais também para o projeto de conservação e manejo sustentável Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico - localizado próximo da reserva do Taim. É um projeto que se inicia, atendendo um pedido de toda uma região - Rio Grande - Santa Vitória do Palmar, mas é uma necessidade porque é importante para gestão ambiental, para o manejo sustentável da população de capivaras e para a sustentabilidade econômica da produção agropecuária alinhada a conservação ambiental e ao retorno social”, disse o deputado

 

Projeto com capivaras

O Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico, com 6.253 ha, vai ser objeto de um projeto visando avaliar a "Interação da dinâmica populacional de capivaras com o uso sustentável dos recursos biológicos da região do Banhado do Maçarico, Rio Grande", contribuindo para ações de implementação do plano de manejo desta área.

O pesquisador Max Pinheiro, encarregado de conduzir as ações de pesquisa financiada por essa emenda parlamentar, fala que o estudo pretende aumentar o conhecimento sobre a dinâmica da população de capivaras no Banhado do Maçarico e seus efeitos sobre a agropecuária, a saúde humana e os recursos biológicos, visando a conservação das comunidades naturais, em especial espécies ameaçadas da flora e fauna, e o manejo sustentável de capivaras.

A proposta de pesquisa está sendo construída a partir de demandas de proprietários de áreas abrangidas pelo Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico e conta com o apoio do Sindicato Rural de Rio Grande e da FARSUL.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens