31/10/23 |   Geotecnologia  Gestão ambiental e territorial

Conectividade no campo é tema de reunião com secretário de agricultura de SP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Helena Molinari

Helena Molinari - Reunião entre Embrapa Territorial e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Reunião entre Embrapa Territorial e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, e os chefes-adjuntos José Gilberto Jardine e Lucíola Alves Magalhães reuniram-se com o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, em 24 de outubro, em São Paulo. O encontro teve como tema central a conectividade no campo.

Neste ano, o centro de pesquisa entregou à Secretaria o mapeamento da cobertura de redes de internet 2G, 3G e 4G nas áreas rurais do estado, cruzando com dados dos imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e dos estabelecimentos agropecuários visitados pelo Censo 2017. O trabalho apurou que a conectividade chega a 50% dos estabelecimentos, mas a apenas 35% da área dos imóveis rurais. 

A pesquisa incluiu também um detalhamento da situação no Pontal do Paranapanema, região de menor cobertura de antenas. De acordo com o chefe-geral, Gustavo Spadotti, durante a reunião foi discutido um novo trabalho, direcionado a um assentamento nessa região. Esse projeto envolveria também a iniciativa privada.

Outras parcerias entre a Secretaria e os centros de pesquisa da Embrapa no estado serão discutidas em reunião sediada pela Embrapa Territorial, nas próximas semanas.


Laboratório de Sementes e Mudas da CATI

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, representou a Embrapa Territorial na cerimônia de entrega da reforma do Laboratório de Sementes e Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Com investimento de R$ 1,5 milhão, foram substituídas a infraestrutura elétrica e hidráulica do laboratório, além do telhado, que era o original, da década de 1960.

Localizado em Campinas, SP, o LSM realiza e desenvolve tecnologias em análise de sementes, sendo o único no Estado de São Paulo credenciado como Laboratório Oficial de Análise de Sementes junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Além disso, desde 1997, é associado da International Seed Testing Association (ISTA – entidade internacional de referência em ciência e tecnologia de sementes).

A cerimônia de entrega da reforma aconteceu em 25 de outubro.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/