09/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Trabalhos da IX jornada científica destacam a produção vegetal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Laura Moreno

Laura Moreno - No último dia de apresentações, 29 trabalhos científicos foram mostrados por estudantes em Teresina

No último dia de apresentações, 29 trabalhos científicos foram mostrados por estudantes em Teresina

Vinte e nove trabalhos elaborados por estudantes orientados por pesquisadores foram apresentados nesta quinta-feira,9, à tarde, no segundo dia da IX Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI). De um total de 62 trabalhos inscritos e construídos por 42 alunos (15 sobre produção animal e 47 focando a produção vegetal), 58 foram apresentados, de forma presencial, segundo a coordenadora do evento, pesquisadora Izabella Hassun. Em 2022, foram apresentados 55 trabalhos por 45 estudantes. Nesta sexta-feira 10, à tarde, último dia da jornada, serão divulgados os trabalhos premiados.

O evento, que está movimentando o meio universitário do Piauí, começou nesta quinta-feira com uma mesa-redonda (virtual), às 9 horas, focando a Inteligência Artificial e Ética na Pesquisa Científica. Os professores Renan Moritz Varnier Rodrigues Almeida e Frederico Caetano Jandre de Assis Tavares, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram os debatedores, com a moderação do pesquisador Aderson Andrade Júnior.

Em seguida, também de forma virtual, a pesquisadora Poliana Fernanda Giachetto, da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), falou sobre Aplicações da Bioinformática na Agricultura. Em pouco mais de uma hora a cientista fez um histórico da bioinformática e sobre as perspectivas dela para o avanço  “na segurança alimentar, redução do impacto ambiental e melhoria da eficiência dos sistemas agrícolas, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura”.

 

Relatos de quem venceu desafios

A programação desta sexta-feira 10, último dia da jornada científica, promete ser movimentada com duas mesas-redondas, uma palestra e a premiação dos trabalhos científicos. A primeira mesa-redonda começa às 8:45 horas, com o tema Pesquisa básica e aplicada: inovação e empreendedorismo na agropecuária.

O primeiro a falar, de forma virtual, Marcelo Oliveira Rodrigues, é professor da Universidade de Brasília  (UnB). O segundo, Flávio de Oliveira Francisco, CEO da  Petbiomas e da GenoBiomas Biotecnologia estará presente ao evento. O link de acesso à mesa-redonda é https://www.youtube.com/watch?v=pWzvCeJVPec. A pesquisadora Teresa Herr Viola vai moderar a mesa.

Ainda pela manhã, também de forma virtual e através do link acima, será a vez do pesquisador Ednaldo José Ferreira, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, falar sobre Ciência de dados e inteligência artificial para o desenvolvimento de um Agro tropical inteligente. O moderador será pesquisador Luiz Fernando Leite.

E o momento mais aguardado está previsto para começar às 14 horas, de forma presencial, no auditório central da Unidade, será a mesa-redonda Eu passei por aqui: relato de profissionais das ciências agrárias que foram estagiários e bolsistas na Embrapa Meio-Norte. Participam Francelino Neiva Rodrigues, ex-bolsista, médico-veterinário e hoje professor do IFPI;  Vanessa Gomes de Moura – ex-bolsista, bióloga e também professora do IFPI; e Artemisa Nazaré Costa Artemisa Nazaré Costa Borges Martins – ex-bolsista, bióloga e professora do IFMA. A psicóloga organizacional e professora Marielle Baia será a moderadora.

 

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/