09/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

9ª Jornada Científica da Embrapa Amapá premiou trabalhos sobre castanheiras, mosca-da-carambola e sanidade de tambaqui

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ricardo Costa

Ricardo Costa - Bolsista primeiro lugar, Caio Lima (lado esquerdo), e o orientador pesquisador Marcelino Guedes. O acadêmico de Ciências Ambientais da Unifap apresentou o trabalho de IC “Estimativa de idade e crescimento de castanheiras-da-amazônia na Resex Cajari, por meio da dendrocronologia

Bolsista primeiro lugar, Caio Lima (lado esquerdo), e o orientador pesquisador Marcelino Guedes. O acadêmico de Ciências Ambientais da Unifap apresentou o trabalho de IC “Estimativa de idade e crescimento de castanheiras-da-amazônia na Resex Cajari, por meio da dendrocronologia".

Durante o encerramento da 9ª Jornada Científica da Embrapa Amapá (Jorcea), na tarde da quarta-feira, 8/11, no auditório da instituição, foi anunciada a classificação dos trabalhos de Iniciação Científica dos bolsistas da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O trabalho intitulado “Estimativa de idade e crescimento de castanheiras-da-amazônia na Resex Cajari, por meio da dendrocronologia”, apresentado pelo bolsista Caio Henrique Ferreira Lima, acadêmico de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) orientado pelo pesquisador Marcelino Carneiro Guedes, conquistou o primeiro lugar entre os bolsistas.    

Ficou em segundo lugar o trabalho “Infestação natural de jambo-vermelho por Bactrocera carambolae Drew & Hancock (Diptera: Tephritidae)”, apresentado pelo bolsista Alain Khristian Borges Teixeira Matos, graduando do curso Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) orientado pelo pesquisador Adilson Lopes de Lima, e co-orientador Ricardo Adaime da Silva.

O terceiro lugar foi conquistado pela bolsista Amanda Mendes Pacheco, acadêmica de Engenharia de Pesca da Ueap, com o trabalho “Variáveis hematológicas de tambaqui Colossoma macropomum após banhos terapêuticos com óleo essencial de Alpinia zerumbet”, orientado pela pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka. 

A 9ª Jornada Científica da Embrapa Amapá foi realizada no período de 6 a 8 de novembro, no auditório Silas Mochiutti, na sede da instituição em Macapá (AP). A programação do evento constou de apresentações de 18 trabalhos científicos de bolsistas; palestras; e lançamento de duas publicações.

No primeiro dia da Jorcea, pela manhã, a abertura contou com palestra da pesquisadora Ana Cristina Garofolo, Chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ). Doutora em Engenharia Agrícola, ela abordou o tema “Bioinsumos com produtos da floresta amazônica: possibilidades de inovação para uma agricultura mais sustentável e inclusiva”. Em seguida, a pesquisadora Eliane Yoshioka, da Embrapa Amapá, falou sobre “Desenvolvimento de mitigadores de contaminação fúngica na criação de peixes”.

Na tarde da segunda-feira, 6/11, foram iniciadas as apresentações de trabalhos científicos dos bolsistas. Na terça-feira, 7/11, mais trabalhos científicos foram apresentados, pela manhã e à tarde. Os trabalhos foram divididos em quatro temáticas: sistemas sustentáveis de produção agropecuária, proteção de plantas, e aquicultura e pesca e recursos florestais. No último dia da Jornada Científica, 8/11, foram premiados três trabalhos de iniciação científica. A banca foi formada pela pesquisadora Daniela Gonzaga (Embrapa Amapá), pesquisadora Ana Cristina Garofolo (Embrapa Agrobiologia), e pelo professor pesquisador Eduardo Campos, da Unifap. 

 

Café com Ciência

Na tarde da quarta-feira, 8/11, último dia do evento, a programação da 9ª Jorcea contou ainda com a realização do Café com Ciência, em formato de bate papo entre os autores de publicações e o público. O pesquisador Marcos Tavares Dias falou sobre a publicação intitulada “Estudo da atividade anti-helmíntica in vitro de oleorresina de copaíba contra monogenéticos de tambaqui”; em seguida o bate papo foi sobre a publicação “Metodologia para estimar a produção de frutos de urucurizeiros”, cuja autoria principal é da pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes.

A 9ª Jornada Científica da Embrapa Amapá fez parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sendo coordenada pela pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes; a analista Adriana Bariani atuou na secretaria executiva, e a comissão organizadora teve ainda como membros o analista Daniel Marcos de Freitas Araújo e o pesquisador Gilberto Ken Iti Yokomizo.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens