10/11/23 |

Embrapa recebe homenagem da Organização Avícola do RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Homenageados no encontro

Homenageados no encontro

A Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) promoveu nesta quinta-feira (09/11) um café da manhã especial para receber as entidades Farsul, Senar, Sips, Embrapa, SEDEC, SEAPI//RS e ABPA. Na ocasião, o tema principal foi o Programa Duas Safras e os rumos do programa para o próximo ano.

“Tivemos um momento de avaliação parcial dos dois anos do Programa Duas Safras e falamos da nossa expectativa para continuidade do programa para o próximo ano, visando fomentar a produção de insumos para ração animal no RS”, comentou o presidente executivo da O.A.RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos. Segundo Eduardo, o setor avícola considera o programa como alternativa eficaz para recuperação de competitividade e aumento de suprimentos para ração produzida e disponível no Estado.

Estiveram presentes, o presidente da FARSUL, Gedeão Pereira; o presidente do conselho diretivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), Nestor Freiberger e a diretora Fabiane Freiberger; o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Stefani Faé; o presidente executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos; o Presidente Conselho Consultivo da ABPA, Francisco Turra; o diretor executivo do SIPS, Rogério Kerber; o superintendente do SENAR-RS, Eduardo Condorelli; o diretor-geral da Sedec, Leandro Evaldt; e o secretário das Comissões e assessor da Presidência da Farsul, Rodrigo Rizzo.

Houve consenso das lideranças presentes no encontro quanto à continuidade do Programa Duas Safras e a necessidade de avanços e estratégias nas questões comerciais e operacionais de aquisição de insumos para ração de aves e suínos. O Programa é uma alternativa eficaz de reverter o quadro de déficit de milho no RS e disponibilizar cerais de inverno para ração animal. Na ocasião, foi entregue uma placa para as entidades Farsul, Senar, ABPA e Embrapa em agradecimento as respectivas entidades pelos dois anos do Programa Duas Safras no RS.

“A Embrapa participa do Programa Duas Safras desde as primeiras discussões, apresentando tecnologias de quatro centros de pesquisa – Pecuária Sul, Suínos e Aves, Clima Temperado e Trigo. É uma satisfação ver que o programa avançou, com um número cada vez maior de atores envolvidos e com resultados que podem ser vistos no aumento da área com cultivos de inverno e com a adoção de tecnologias para maior rentabilidade no campo”, avalia o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

Duas Safras

O programa Duas Safras tem como objetivo coordenar esforços entre as entidades promotoras para estimular práticas sustentáveis da produção agropecuária do Rio Grande do Sul. Busca, ainda, revolucionar a produção agrícola não apenas gerando mais renda e produtividade aos profissionais do campo, mas também elevando o PIB do Estado e trazendo benefícios sociais e econômicos à população gaúcha. As ações são fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul, Embrapa, ABPA, Federarroz, Asgav/Sipargs, ACERGS, APASSUL, FecoAgro-RS, SINDAG, APROSOJA, OCERGS, ACSURS e Sips, além de patrocínio da Corteva.

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Colaboração Comunicação Asgav & Sipargs

Joseani Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

duas-safras