10/11/23 |

Culinária com pinhão é destaque na ExpoIrati

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Catie Godoy

Catie Godoy -

A Embrapa participou da II ExpoIrati, de 26 a 29/10/23, em ação conjunta no estande da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), onde os visitantes tiveram contato com produtos feitos à base de pinhão, que é semente da araucária e bastante apreciado na alimentação humana. O pinhão é rico em nutrientes, compostos bioativos e não contém glúten, o que abre espaço para formulação de produtos voltados à população de celíacos. 

O chefe de cozinha Fernando Matsushita, do Restaurante Peruano, de Curitiba, e a nutricionista Fátima Negre apresentaram diferentes preparações doces e salgadas feitas com pinhão e também com a sua farinha. Autoridades, produtores rurais e público em geral puderam degustar diversas preparações, tais como pinhão escavejão, panqueca de farinha de pinhão, carapulcra de pinhão, tamales, creme verde de pinhão, doce de pinhão com banana e pimenta e salada de “pinhole”, além de biscoito e farofa.

Deputados e lideranças que participaram de um evento realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) durante a exposição também puderam apreciar os alimentos disponibilizados no estande. “Todas estas receitas estão em teste e devem compor nosso segundo livro de receitas com pinhão”, explica a pesquisadora Rossa Catie Bueno de Godoy, da Embrapa Florestas. 

A participação na feira mostrou a articulação realizada pela Amcespar e Embrapa para instalação de uma agroindústria de beneficiamento de farinha pinhão e pinhão congelado, em Inácio Martins/PR, com investimentos aportados pela INVEST PR para construção da unidade física. Os recursos para compra de equipamentos e capacitações serão disponibilizados pelo projeto de Bioeconomia, aprovado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e agora sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O projeto será executado e gerido pelo Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (CONDER) com envolvimento dos 11 municípios da Amcespar (Irati, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, Mallet, Prudentópolis, Rebouças Guamiranga, São Mateus do Sul, Imbituva e Teixeira Soares). O projeto “Apoio à bioeconomia proveniente do aproveitamento agroindustrial do pinhão (Araucaria angustifolia), ecogastronomia e turismo rural através da aquisição de equipamentos e capacitações” conta com ações da Embrapa Florestas e Embrapa Agroindústria de Alimentos.

“Com a apresentação e participação na feira, o projeto começa a tomar corpo na região, ganhando visibilidade e interesse por parte dos produtores e da própria população, pois não se faz bioeconomia sem o envolvimento das pessoas”, celebra a pesquisadora. “Lideranças locais abraçaram o projeto por entender que tem grande importância para as comunidades produtoras, já que os municípios beneficiados representam mais de 30% da produção paranaense de pinhão”, revela.

A aceitação dos visitantes com relação aos pratos da gastronomia peruana acrescidos de pinhão foi comemorada pela equipe que participou do estande. Catie Godoy é especialista em análise sensorial e aproveitou a feira para testar a aceitação das receitas. “Muitas pessoas puderam experimentar pela primeira vez essa riqueza de sabores, muitas vezes distintas da culinária brasileira, misturando limão, coentro, pimentas típicas peruanas e o nosso pinhão. E, mesmo assim, quando perguntávamos sobre a aceitação, em uma escala de 1 a 9, as respostas geralmente foram entre 8 e 9”, explica. 

A farinha de pinhão (integral ou pura) utilizada nos pratos foi desenvolvida pelos pesquisadores Regina Isabel Nogueira, Félix Emilio Prado Cornejo, Eduardo Henrique Miranda Walter e Rossana Catie Bueno de Godoy. Seu processamento, desde a recepção até o produto final, foi demonstrado na forma de vídeo durante o evento.  Durante a feira, também foram repassadas algumas amostras de farinha de pinhão para as autoridades que visitaram o estande.

Veja no vídeo abaixo, feito pelos pesquisadores, o processo de obtenção da farinha do pinhão:

 

 

Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638 (telefone e Whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ods