17/11/23 |

Embrapa apresentará 99 trabalhos no 12º CBA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Congresso Brasileiro de Agroecologia terá a participação de mais de 5 mil pessoas discutindo 3 mil trabalhos científicos, dentre eles, cerca de 65 pesquisadores e analistas da Embrapa

 

Durante quatro dias na próxima semana o Centro do Rio de Janeiro vai ser palco de discussões de um tema ainda pouco compreendido pelo público urbano brasileiro: a Agroecologia. Mais de cinco mil pessoas estão previstas para participar do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que vai ocupar 15 espaços diferentes do centro da capital carioca entre 20 e 23 de novembro, reunindo atividades em múltiplos formatos, como as mais de 300 sessões de Tapiris de Saberes, oito Conferências e os 17 Barracões de Saberes. 

“Será o primeiro encontro presencial depois da pandemia. O Centro do Rio foi escolhido especialmente por conta do tema da edição deste ano, Agroecologia na Boca do Povo, buscando debater o assunto fora dos nichos tradicionais”, explica Mariane Vidal, pesquisadora e assessora da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DEPI). 

Segundo ela, desde o início de setembro foram realizados diversos encontros virtuais com pesquisadores e analistas para planejar melhor a programação da Embrapa nos diversos espaços do CBA. O principal resultado desta mobilização foi a quantidade de trabalhos da Embrapa que serão apresentados no Congresso: 99. Outro resultado deste esforço foi a elaboração de um documento com sugestões sobre como avançar e promover a Agroecologia na programação da Embrapa, que será entregue à Diretoria Executiva no primeiro dia do evento; e também a realização de uma oficina, dentro do Congresso, para mapear as redes existentes dentro do tema na empresa.

A Embrapa terá um estande institucional no CBA, coordenado pelos três centros de pesquisa localizados no Rio de Janeiro: Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos. Está prevista a exposição de uma maquete de sistema agroflorestal, um mostruário de sementes, um modelo de desidratador de alimentos de pequeno porte para a agroindústria familiar. 

Para José Antonio Azevedo Espindola, presidente do Portfólio de Projetos da Embrapa em Agroecologia e Produção Orgânica, o CBA representa uma oportunidade excepcional para pesquisadores e analistas da instituição que trabalham com o tema, tanto pelo intercâmbio de conhecimentos e tecnologias com diferentes profissionais que participarão do evento, quanto pela realização de diálogos com vários segmentos da sociedade que possuem interesse em Agroecologia. “É uma oportunidade que certamente fortalecerá as contribuições da Embrapa para políticas públicas em Agroecologia e Produção Orgânica, como o novo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Planapo”, afirmou.

Tapiris de Saberes

Concentrados nas três manhãs do Congresso, os Tapiris de Saberes serão espaços de partilha dos trabalhos científicos, dos relatos técnicos e dos relatos populares em texto e em vídeo. “Tapiri” é uma palavra indígena no tronco tupi presente no vocabulário das populações ribeirinhas e de diversos povos tradicionais na região Norte do Brasil, e representa a palhoça, o lugar onde as pessoas se reúnem para dialogar, comer, descansar e trocar experiências. Os Tapiris acontecerão no prédio da Associação Cristã de Moços (ACM), localizado na Rua da Lapa, 86.

Conferências

Organizadas a partir de seis grandes temas (Ciência, Saúde, Justiça Climática, Bem Viver, Direitos e Economias), as conferências simultâneas do CBA acontecem nas tardes de terça (21) e quarta-feira (22) e acontecerão simultaneamente no Circo Voador, no Cinema Odeon e na Fundição Progresso. Já as conferências de abertura e a de encerramento serão realizadas somente na Fundição Progresso.  

Barracões de Saberes

Pela primeira vez no CBA, os Barracões de Saberes serão espaços físicos fixos que sediarão as atividades autogestionadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), pelos grupos responsáveis pelos demais eixos do CBA e pela Revista Brasileira de Agroecologia (RBA). Os 17 barracões acontecerão em cinco diferentes espaços: Fundição Progresso, Praça do Passeio Público, Centro do Teatro do Oprimido, Circo Voador e Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ).

Oficinas Autogestionadas

As oficinas são parte de um edital público que recebeu e priorizou a realização de atividades autogestionadas propostas por grupos, coletivos, movimentos sociais e instituições na perspectiva de complementação, diálogo e interação com a programação nos mais variados temas. Elas acontecem durante as manhãs dos dias 21 e 22, nos espaços dos Barracões de Saberes, e seu conteúdo e dinâmica são de responsabilidade dos grupos proponentes.

Atividades Simultâneas

Diferentes espaços terão programação própria, como a Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (que vai ocupar a Praça do Passeio Público), a Tenda da Saúde, o Cuidado e Cura e Cozinha das Tradições (que vão acontecer nos espaços da Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI), a Ciranda Infantil (no Circo Voador), o Terreiro das Inovações Camponesas (na Fundição Progresso), o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (na FicaEco, dentro do Cine Odeon) e o Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) no Passeio Público.

Clique aqui para conhecer os principais trabalhos da Embrapa que serão apresentados no 12º CBA.

 

Conheça os principais eventos que terão participação da Embrapa:

 

Segunda-feira, dia 20/11

 

14h às 17h – Encontro Embrapa com os diretores de pesquisa e inovação e de negócios - SNA

  • 14h – Fala da diretora de Negócios, Ana Euler
  • 14h30 – Fala do diretor de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon
  • 15h – Apresentação das proposições para a agenda de Agroecologia da Embrapa
  • 16h - Debate e encaminhamentos
  • 17h – encerramento e abertura do CBA

18h às 20h – Abertura do CBA - Fundição Progresso

20h – Cerimonial com o Governo - Fundição Progresso

  • Assinatura do Acordo do ECOFORTE
  • Instalação da CNAPO 
  • Lançamento do termo de referência dos editais NEAs
  • Lançamento do PNPIAF 
 

Terça-feira, dia 21/11

 

8h às 13h – Apresentações de trabalhos da Embrapa no Tapiris de Saberes - Associação Cristã de Moços

9h às 12h – Fala do diretor de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon, na abertura do Terreiro das Inovações Camponesas - Fundição Progresso

14h às 18h – Visita aos Barracões de Saberes, Feira e outros espaços do CBA

19h – Lançamento dos volumes 6 e 7 da Coleção Transição Agroecológica: ‘Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe’ e ‘Água e Agroecologia’ (ambiente virtual pela Embrapa em parceria com a ABA) - Teatro Armazém

 

Quarta-feira, dia 22/11

 

8h às 13h – Apresentações de trabalhos da Embrapa no Tapiris de Saberes - Associação Cristã de Moços

10h às 13h – Participação da diretora de Negócios Ana Euler na mesa de debate sobre “Ações Governamentais de incentivo à inovação no contexto da Agricultura Familiar e da Agroecologia” no Terreiro das Inovações Camponesas - Fundição Progresso

Robinson Cipriano (MTb 1727/88-DF)
Secretaria de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4285

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologiacba