20/11/23 |

Relatórios do GT SNPA são apresentados ao Consad e à Diretoria-Executiva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rosa Moraes

Rosa Moraes - Relatório foi entregue ao Conselho de Administração da Embrapa (Consad) e à Diretoria-Executiva e vai embasar planos de ação de curto, médio e longo prazos.

Relatório foi entregue ao Conselho de Administração da Embrapa (Consad) e à Diretoria-Executiva e vai embasar planos de ação de curto, médio e longo prazos.

O Grupo de Trabalho de Estudos Avançados de Aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), coordenado pelo pesquisador e ex-presidente da Embrapa Sílvio Crestana, no dia 14 de novembro, apresentou o relatório final do trabalho ao Conselho de Administração da Embrapa (Consad) e à Diretoria-Executiva, e tornou público os documentos. As contribuições foram organizadas em um relatório executivo de 30 páginas, que conta com um documento complementar, de 56 páginas, com detalhamentos e anexos. As sugestões do GT serão analisadas por conselheiros, gestores e empregados para subsidiar planejamentos de curto, médio e longo prazos.

O relatório executivo apresenta grandes temas e desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação da agricultura do presente e do futuro que devem ser considerados para a atuação da Embrapa e do SNPA. Os demais capítulos tratam da natureza jurídica da Embrapa, do modelo de gestão e do modelo de financiamento da Empresa.

O complemento ao relatório traz, além de mais detalhes sobre os temas e sugestões de ajustes na Embrapa, sete anexos que tratam desde a criação de um fundo cooperativista de apoio ao desenvolvimento tecnológico até minutas para articulação legislativa.

Criado em 14 de março de 2023 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o GT teve como integrantes Sílvio Crestana, Ana Célia Castro, Roberto Rodrigues, Luís Carlos Guedes Pinto e Pedro Camargo Neto. O grupo relata ter ouvido lideranças da Embrapa, incluindo todos os seus ex-presidentes, assim como os responsáveis pelas instituições representativas de seus técnicos e funcionários, a direção e o Consad. Também foram ouvidos representantes dos produtores rurais, do agronegócio e de outras formas de organização das atividades agrícolas, de setores de fomento, de modelagem jurídica, de lideranças políticas e da academia em geral.

O documento foi entregue em outubro ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que, por sua vez, o encaminhou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Consad e à Diretoria-Executiva da Embrapa. Na última reunião do Consad, no dia 14 de novembro, Crestana apresentou detalhes e dialogou com os conselheiros e com a DE. A partir dessa reunião, os documentos foram disponibilizados para que pudessem se tornar públicos.

“Os estudos apresentados são de grande importância para subsidiar as ações de modernização da nossa Empresa e do SNPA. Aliados à revisão do VII Plano Diretor da Embrapa, a análises realizadas por diversos grupos de trabalho criados na Empresa desde maio e a outros subsídios internos e externos, os relatórios do GT SNPA vão embasar planos de ação de curto (2024), médio (2025 e 2026) e longo (2027 a 2031) prazos” afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

Confira aqui o relatório do SNPA e aqui o complemento ao relatório executivo.

Daniel Medeiros
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

relatorio-snpa